MasterChef Brasil ganha conteúdo exclusivo na internet; live com ex-participantes estão entre as novidades

MasterChef Brasil cresce 30% em visualizações no Youtube desde início da quarentena

Publicado há 9 meses
Por Cadu Safner
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Visto a crescente das visualizações do MasterChef Brasil em plataformas como o YouTube durante a quarentena, a Endemol Shine Brasil, em parceria com a Band e VIBRA, empresa digital do Grupo Bandeirantes, desenvolveram uma grade especial para as redes sociais da marca durante o período de isolamento social.

Além do Youtube, conteúdos exclusivos de acervo e ações especiais acontecerão em todos os canais digitais como TikTok, Pinterest e Instagram. O alcance no Instagram, por exemplo, cresceu 250% e vídeo no TikTok alcançou a marca de 1.1 milhão de visualizações.

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Participante preparando o pato na prova do MasterChef (Foto: Reprodução/ Band)

A audiência no YouTube segue o mesmo padrão da temporada na TV, dessa vez, com as pessoas assistindo em horários diferentes, no período de 24/03 a 25/08/2019, segundo Kantar IBOPE Media.

73% de quem consome o conteúdo na plataforma têm de 13 a 34 anos, segundo YouTube Analytics considerando todo ano de 2019. “Neste período de isolamento social, o entretenimento ganhou ainda mais força no mundo todo.

Participante da terceira temporada do MasterChef Brasil, na Band (Divulgação: Band)

É quase uma endorfina em meio a este delicado momento que estamos vivendo. A prioridade da Endemol Shine Brasil sempre foi criar e desenvolver conteúdos que levassem uma mensagem positiva, gerando um engajamento natural com o público”, explica Juliana Algañaraz, CEO da Endemol Shine Brasil. 

Acreditamos na sinergia de todas as pontas – televisão, digital, branded content e licenciamento de produtos – oferecendo uma experiência completa neste momento em que todos buscamos conforto e bem-estar nos ambientes que acessamos“, diz a profissional.

MasterChef Brasil (Divulgação)

A Band fortalece cada vez mais a ação multicanal, acompanhando a jornada do espectador, seja ele consumidor de TV, consumidor de internet, as duas coisas ao mesmo tempo, e tenha ele o habito que tiver, queira ele a linguagem que quiser. A ação de Masterchef integra os nossos perfis nas redes e a força inabalável da TV aberta.

É um movimento valioso num momento de aumento do fluxo de audiência, em que anunciantes e o público buscam conteúdo de qualidade, confiável, algo que é reconhecidamente uma marca da Band“, afirma Antono Zimmerle, Diretor Nacional de Programaçāo da Band.

A nova grade contará com LIVE no Youtube semanalmente da com a participação de ex-participantes comentando os episódios que marcaram história nas temporadas anteriores e interagindo com o público, vídeos exclusivos de React das temporadas mais antigas, Watch Parties no Facebook, paletas de cores dos pratos no Pinterest, além de novos challenges no TikTok.

Ana Paula Padrão apresenta o MasterChef Brasil na Band (Divulgação: Band)

São conteúdos desenvolvidos especialmente para cada uma das plataformas. Entre as grandes novidades está a nova temporada do Dicas MasterChef que será um especial de quarentena, onde ex-participantes de suas casas irão compartilhar dicas de receitas e armazenamentos de alimentos para que o isolamento social seja mais fácil e farão lives reproduzindo seus pratos de maneira que a audiência acompanhe e posso reproduzir pratos MasterChef ao longo da quarentena.

Momento do MasterChef Brasil (Foto: Carlos Reinis/Band)

“O MasterChef Brasil é uma das nossas marcas que trazemos a expertise de conteúdo, dialogando com diversas faixas etárias e públicos. A presença da marca no TikTok é um exemplo disso. Criamos a conta há apenas três meses e já somos o maior canal de MasterChef do mundo na plataforma, com um dos vídeos viralizando entre os usuários contabilizando com mais de 1.1 milhão de visualizações.”, reforça Izabela Ianelli, Head Digital da Endemol Shine Brasil.

Desde o início da quarentena no Estado de S. Paulo em 24 de março de 2020 até 02 de abril de 2020, o Youtube da marca registrou mais de 11 milhões de visualizações (crescimento de 30%), em relação ao período anterior e entre os conteúdos mais buscados estão a receita de Pão de Calabresa da Dayse Paparoto, vídeos do MasterChef TBT, conteúdos do MasterChef Júnior Brasil e a lista dos 5 pratos mais surpreendentes do MasterChef Brasil.

MasterChef Brasil 2016 (Divulgação)

No Instagram da marca, a quarentena também elevou o alcance da conta (275%), crescendo em 344% o engajamento por postagem na plataforma do talent show.

Além do crescimento notado na audiência do canal do MasterChef no YouTube, os dados da plataforma indicam uma complementaridade etária de público. No digital, 73% da audiência tem entre 18-34 anos, enquanto na TV, o público tem acima de 35 anos.

Elenco do Masterchef Brasil 2019 (Reprodução)

A maioria das 662 milhões de visualizações no vídeo que tem mais de 122 milhões de horas visualizadas em 2019, ocorreram no mesmo período em que a temporada estava sendo transmitida na Band TV, o que indica uma alta probabilidade da audiência utilizar a plataforma nos horários livres ou mesmo para rever um conteúdo que considera interessante.

Acompanhe todos os conteúdos no Youtube, Facebook, Twitter, IGTV, Instagram e TikTok do MasterChef Brasil.

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