Entrevista

Marisa Orth revela vontade de fazer mais novelas: “Posso ser utilizada em vários papéis”

A atriz conta que Francesca, de Haja Coração, mostrou que ela não é só atriz cômica

Publicado em 09/02/2021

Em Haja Coração, depois de passar anos sofrendo com a ausência de Guido (Werner Schünemann), o marido que desapareceu sem deixar qualquer vestígio, Francesca (Marisa Orth) resolve dar uma chance a um novo amor.

Mesmo que seja com Rodrigo (Paulo Tiefenthaler), o excêntrico dono da produtora Peripécia, que conseguiu se livrar das neuroses com limpeza e organização depois de conhecer a feirante. Francesca realmente conquista o coração do empresário.

Tanto que Rodrigo está disposto a pedir a amada em casamento, mas ela não pensa em oficializar a união. Francesca ainda sente amor pelo ex-marido, mas está convencida de que Guido morreu. Mal sabe ela que o ex planeja reaparecer em breve em São Paulo.

Acostumada a ser vista em papéis cômicos em humorísticos e novelas, Marisa Orth mostrou uma nova faceta em Haja Coração. Ao interpretar uma matriarca italiana, a atriz mostrou que é, acima de tudo, versátil.

Por isso, ela acredita que viver Francesca em Haja Coração fez autores e diretores perceberem que ela pode fazer personagens diferentes. Na entrevista abaixo, ela fala mais sobre este trabalho.

Onde você buscou inspiração para compor a sua versão da Francesca em Haja Coração?

Eu me considero uma mãezona assim como a Francesca. Quase ninguém sabe, mas eu me chamo Marisa Domingos Orth, mas o Domingos é Domenico, que, no pós-guerra, meu avô italiano acabou tendo que mudar. Eu tinha um avô alemão e um italiano. A família da minha mãe era toda ‘italianada’. Eu tive uma avó muito maternal, e acho que eu me inspirei muito na Vó Janda, vó Jandira.

Você tem acompanhado a exibição de Haja Coração? Quais são os momentos marcantes deste trabalho para você?

Sim, estou acompanhando. Estou gostando de rever várias cenas, umas até que eu não tinha dado valor ou, talvez, nem tivesse assistido na época. Até porque, muitas vezes, a gente estava gravando no momento que a novela estava sendo exibida. Mas gosto muito das cenas de dança. Da sequência quando a Francesa dança com o Rodrigo numa gafieira. É muito divertido aquilo. Também acho bacanas as cenas dramáticas que fiz com a Chandelly Braz. A conturbada relação daquela mãe e filha rendeu ótimos momentos.

Qual foi a importância desta novela para a sua trajetória na televisão?

Acho que foi bastante importante essa novela na minha carreira. Foi uma chance de fazer, durante um longo período, o que não era necessariamente uma comédia escrachada. Interpretar uma mulher mais verdadeira, responsável por vários momentos dramáticos… me tirou um pouco do lugar de Magda, de bastante comédia, e de personagens um pouco estereotipados.

Você tem vontade de atuar mais em novelas?

Com certeza. Acho a Francesca uma personagem mais possível, humana e real. Através do convite do Daniel Ortiz pude mostrar também para outros autores e para o grande público que eu posso ser utilizada em vários papéis. Tenho poucas novelas no meu currículo. Atuei no máximo em umas seis. A última foi Tempo de Amar, que adorei fazer. Então, pra mim, ainda há um frescor em atuar em novelas e muitos papéis que gostaria de fazer.

Haja Coração é escrita por Daniel Ortiz, com a colaboração de Flávia Bessone, Isabel Muniz, Patricia Moretzsohn e Nilton Braga, direção artística de Fred Mayrink e direção de Bia Coelho, Luciano Sabino, Alexandre Klemperer, Teresa Lampreia e Allan Fiterman.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade