Maria Beltrão comanda podcast especial dos 25 anos da GloboNews

Jornalista está no time do canal de notícias 24 horas desde a estreia, em 1996

Publicado em 9/8/2021
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Desde sua entrada no ar, em outubro de 1996, a GloboNews coleciona uma série de coberturas jornalísticas históricas. A primeira delas se deu já nos primeiros dias de operação do canal: a queda do Fokker 100 da TAM, ocorrida no bairro do Jabaquara, zona sul de São Paulo, e os desdobramentos do incidente.

O desafio enfrentado por uma equipe recém-formada, numa emissora de notícias 24 horas por dia recém-estreada, é o tema do primeiro de 10 episódios que compõem o podcast As Histórias na GloboNews, apresentado por Maria Beltrão – remanescente desses primeiros tempos.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

O podcast estará disponível às terças-feiras no Globoplay, e o primeiro episódio chega já neste dia 10. “Participar desse projeto é muito especial. Passa um filme na cabeça de quantas coberturas já participei, de quantas notícias eu já testemunhei. É um dos trabalhos mais emocionantes que fiz”, afirma a jornalista.

“É uma honra fazer esse podcast com esses jornalistas maravilhosos. Teremos a presença de grandes nomes da profissão, como Fernando Gabeira, Cristiana Lôbo, Valdo Cruz, Natuza Nery, Leila Sterenberg, José Roberto Burnier. É muita gente boa, muita história inesquecível, muita experiência jornalística. É possível entender a importância do trabalho dos jornalistas”, prossegue a apresentadora do Estúdio I, atração vespertina da GloboNews.

A proposta do podcast As Histórias na GloboNews é celebrar os 25 anos da emissora detalhando o lado das grandes reportagens que o público não vê: problemas que repórteres e cinegrafistas enfrentam, momentos de emoção, frustrações, surpresas durante as apurações, enfim, tudo que está por trás de coberturas marcantes como as que serão abordadas no projeto.

Maria Beltrão define o que público pode esperar do podcast: “A parte mais diferente da notícia, que são os bastidores. Na tragédia do 11 de setembro, nos EUA, por exemplo, vamos ouvir o que aquele acontecimento representou para o Jorge Pontual, que conseguiu chegar perto das Torres Gêmeas, que viu as pessoas correndo com muita poeira no rosto, em choque, comemorando o fato de estarem vivas. São detalhes nunca ou pouco falados ao longo dos anos. O público vai saber o que a notícia significa para o jornalista, do início ao fim”.

“É emocionante fazer parte deste projeto. Cai uma ficha de que minha carreira nasceu com a GloboNews. Eu estou no canal desde o começo e dá a sensação de um filme na cabeça”, declara Maria, que está no canal desde a estreia. “Fico pensando de quantas coberturas eu já participei, quantas notícias já testemunhei. É um dos trabalhos mais emocionantes que fiz. Ao mesmo tempo que sou entrevistadora, também sou personagem de alguma forma.” 

José Roberto Burnier, Rosana Cerqueira e Nilson Klava são os convidados do primeiro episódio, cujo assunto é desastres aéreos. Os 25 anos de democracia no Brasil após o regime militar, os ataques terroristas de 11 de setembro, a família real britânica e as eleições presidenciais brasileiras e norte-americanas serão tratados nos seguintes.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio