Coberturas marcantes

Maria Beltrão comanda podcast especial dos 25 anos da GloboNews

Jornalista está no time do canal de notícias 24 horas desde a estreia, em 1996

Publicado em 09/08/2021

Desde sua entrada no ar, em outubro de 1996, a GloboNews coleciona uma série de coberturas jornalísticas históricas. A primeira delas se deu já nos primeiros dias de operação do canal: a queda do Fokker 100 da TAM, ocorrida no bairro do Jabaquara, zona sul de São Paulo, e os desdobramentos do incidente.

O desafio enfrentado por uma equipe recém-formada, numa emissora de notícias 24 horas por dia recém-estreada, é o tema do primeiro de 10 episódios que compõem o podcast As Histórias na GloboNews, apresentado por Maria Beltrão – remanescente desses primeiros tempos.

O podcast estará disponível às terças-feiras no Globoplay, e o primeiro episódio chega já neste dia 10. “Participar desse projeto é muito especial. Passa um filme na cabeça de quantas coberturas já participei, de quantas notícias eu já testemunhei. É um dos trabalhos mais emocionantes que fiz”, afirma a jornalista.

“É uma honra fazer esse podcast com esses jornalistas maravilhosos. Teremos a presença de grandes nomes da profissão, como Fernando Gabeira, Cristiana Lôbo, Valdo Cruz, Natuza Nery, Leila Sterenberg, José Roberto Burnier. É muita gente boa, muita história inesquecível, muita experiência jornalística. É possível entender a importância do trabalho dos jornalistas”, prossegue a apresentadora do Estúdio I, atração vespertina da GloboNews.

A proposta do podcast As Histórias na GloboNews é celebrar os 25 anos da emissora detalhando o lado das grandes reportagens que o público não vê: problemas que repórteres e cinegrafistas enfrentam, momentos de emoção, frustrações, surpresas durante as apurações, enfim, tudo que está por trás de coberturas marcantes como as que serão abordadas no projeto.

Maria Beltrão define o que público pode esperar do podcast: “A parte mais diferente da notícia, que são os bastidores. Na tragédia do 11 de setembro, nos EUA, por exemplo, vamos ouvir o que aquele acontecimento representou para o Jorge Pontual, que conseguiu chegar perto das Torres Gêmeas, que viu as pessoas correndo com muita poeira no rosto, em choque, comemorando o fato de estarem vivas. São detalhes nunca ou pouco falados ao longo dos anos. O público vai saber o que a notícia significa para o jornalista, do início ao fim”.

“É emocionante fazer parte deste projeto. Cai uma ficha de que minha carreira nasceu com a GloboNews. Eu estou no canal desde o começo e dá a sensação de um filme na cabeça”, declara Maria, que está no canal desde a estreia. “Fico pensando de quantas coberturas eu já participei, quantas notícias já testemunhei. É um dos trabalhos mais emocionantes que fiz. Ao mesmo tempo que sou entrevistadora, também sou personagem de alguma forma.” 

José Roberto Burnier, Rosana Cerqueira e Nilson Klava são os convidados do primeiro episódio, cujo assunto é desastres aéreos. Os 25 anos de democracia no Brasil após o regime militar, os ataques terroristas de 11 de setembro, a família real britânica e as eleições presidenciais brasileiras e norte-americanas serão tratados nos seguintes.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade