Maestro russo Valery Gergiev fala sobre cultura e política no GloboNews Documento

Publicado em 06/07/2018

Um dos maiores nomes da música clássica mundial, o maestro russo Valery Gergiev é o entrevistado do GloboNews Documento deste sábado, (07). Em conversa exclusiva com o repórter Rodrigo Carvalho, Gergiev fala sobre política, a relação da Rússia com outros países e, claro, música.

Diretor do  grande Teatro Mariinsky de São Petersburgo desde os anos 1990, o maestro destaca a relevância do pianista brasileiro Nelson Freire no cenário mundial. “Nelson é um dos melhores artistas e pianistas do mundo. O Brasil deve ter muito orgulho desse seu filho”.

Ele ainda lamenta nunca ter tocado para o público brasileiro na companhia de Freire. “ Nos apresentamos juntos com muita frequência e em diversos lugares do mundo, mas nunca  no Brasil. Temos de fazer isso”. Sobre as diferenças entre a imagem política e a imagem cultural da Rússia, Valery Gergiev diz que os dois setores são independentes e que a cultura de seu país é muito significativa para o mundo.

Leia também: Bruno Gagliasso se pronuncia sobre tuítes de cunho homofóbico

“Somos músicos russos nos cinco continentes. Temos uma relação fantástica com nossos colegas, com o público”.  Para ele, a música  ultrapassa qualquer fronteira: “Tocamos ópera italiana, ópera francesa ou sinfonia alemã. Não precisamos de visto para viajar até essas composições fantásticas. É por isso que me considero um homem de sorte, porque trabalho diretamente com tradições diferentes. Todas belas, profundas, respeitadas e muito desenvolvidas. Para mim, Beethoven ou Brahms são tão importantes quanto Tchaikovsky e Prokofiev”. O ‘GloboNews Documento’  vai ao aos sábados, às 16h30.

Assuntos relacionados:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade