
Nesta quinta-feira (19), no programa Sensacional, exibido pela RedeTV!, a apresentadora Daniela Albuquerque entrevistará o maestro e pianista João Carlos Martins, que falará sobre os principais desafios em sua carreira, que iniciou aos 8 anos de idade. Embora ele fosse muito dedicado aos estudos, a carreira do maestro foi marcada por percalços.
Veja também:
Aos 27 anos, Martins lesionou um nervo do braço direito durante uma partida de futebol, dificultando seus movimentos. Pensando que não conseguiria tocar mais, ele relata que tentou tirar a própria vida, mas desistiu após ter recebido uma ligação de seu professor de piano, contando que existia um repertório fantástico para ser tocado com a mão esquerda.
“Eu vou é para a luta!”, disse ele, sobre o que refletiu naquele momento. “E nunca mais uma ideia como essa passou pela minha cabeça”, concluiu o maestro. Anos depois a mão esquerda foi comprometida depois de um assalto na Bulgária, que o deixou com uma sequela cerebral, a saber.
“O contrário da vida não é a morte, é a repetição. É você não se reinventar, é você não procurar uma trajetória da esperança na sua vida. É isso que eu procuro fazer!”, declarou o músico, que ressaltou a capacidade humana de se adaptar aos diferentes momentos da vida.
Herança paterna
Ainda durante a entrevista, João Carlos Martins contará que o gosto pelo piano sempre esteve presente na família, já que seu pai era fascinado pelo instrumento e, na juventude, quando decidiu aprender a tocá-lo, sofreu um acidente que o impediu de avançar com o que tanto desejava.
“Três dias antes da primeira aula, ao colocar a mão na prensa, na gráfica em que trabalhava, a prensa decepou parte da mão. O sonho dele morreu ali”, relembrou o paulistano, que 40 anos depois iniciou seus estudos. A entrevista completa irá ao ar no Sensacional a partir das 22h45.