automobilismo

Luciano Burti e Felipe Giaffone repetem parceria na transmissão da Fórmula 1

Os velhos conhecidos das pistas estarão na transmissão da Globo e do SporTV

Publicado em 01/07/2020

Luciano Burti e Felipe Giaffone têm história na Fórmula 1. Chegaram, inclusive, a serem adversários. Mas, agora, a dupla será parceira na temporada 2020 da Fórmula 1 na Globo. Os dois são comentaristas na prova de automobilismo, que inicia sua nova temporada neste final de semana, na Áustria.

Por conta da pandemia do novo coronavírus, a temporada 2020 está começando com três meses e meio de atraso. As oito provas europeias já confirmadas serão realizadas sem a presença do público.

A transmissão dos treinos começa a partir da 6h desta sexta-feira (3), no SporTV, que também exibe na íntegra os treinos de sábado. Dentro do programa É de Casa, a TV Globo exibe um flash do treino que define o grid de largada.

O programa Sinal Verde terá duas edições, com os comentaristas Luciano Burti e Felipe Giaffone e o narrador Sergio Mauricio. A primeira às 19h de quinta-feira (2), no SporTV2, para falar sobre as expectativas para o início da temporada. Na madrugada de sábado (4) para domingo (5), na TV Globo, o programa analisa o treino classificatório, com um resumo do que aconteceu nas atividades do fim de semana na Áustria.

No domingo (5), após a primeira parte do Esporte Espetacular, Cleber Machado comanda a transmissão da primeira corrida da temporada na TV Globo, ao lado de Burti, Giaffone e da repórter Mariana Becker, que estará no circuito. A prova também será exibida no Globoesporte.com.

“Conheço o Felipe Giaffone de longa data. Competimos muito. Coincidentemente, viramos comentaristas e cruzamos novamente nossas rotinas. No primeiro campeonato importante que ganhei, um sul-americano de Kart, em 1994, ele foi o vice-campeão. Lembro que foi uma grande conquista para mim na época, pois quando comecei a andar de kart, o Felipe já era um baita piloto. Quando o vi andando pela primeira vez, pensei que nunca pilotaria no nível deste cara”, lembra Luciano Burti.

“Sempre tivemos um relacionamento muito bom e é bem legal trabalharmos juntos, porque apesar de ele não ter sido piloto de Fórmula 1, tem experiência de várias outras categorias. Vamos somando experiências. É uma conexão muito boa. Temos que ajudar o telespectador a enxergar a corrida, a simplificar o que está acontecendo. Ele tem uma bagagem muito grande no automobilismo e uma excelente visão técnica”, completa.

No ano passado, Giaffone participou de duas transmissões na TV Globo, os GPs da China e de Abu Dhabi. A Fórmula 1 é uma categoria que ele conhece muito bem, já que foi comissário de prova por muitos anos.

“Acabei conhecendo de um jeito diferente. A parceria com o Burti vai ser muito legal porque nos completamos. Sempre gostei muito da parte técnica e ele tem os histórico nas pistas. Nas vezes em que trabalhamos juntos, já deu para sentir que formamos uma boa parceria. Eu sempre me dei bem com ele quando pilotávamos”, ressalta Giaffone, que está ansioso pelo começo da temporada. “Tenho a facilidade de estar com gente que já conheço ao meu lado. Tenho estudado muito. O frio na barriga sempre existe”.

A pandemia do coronavírus vai apresentar uma nova realidade para a categoria. Além dos cuidados do protocolo de segurança da emissora, como higienização de equipamentos e uso de máscaras, a equipe da Globo seguirá todos os procedimentos adotados pela Federação Internacional de Automobilismo.

Nos dois primeiros finais de semana, com corridas na Áustria, os profissionais envolvidos na cobertura farão exames de coronavírus a cada cinco dias. As equipes serão divididas em bolhas, onde podem trocar informações entre si, sempre respeitando o distanciamento de pelo menos dois metros.

Entrevistas só serão realizadas uma por vez, sem a tradicional zona mista. Pilotos e chefes de equipes ficarão distantes da imprensa, respondendo às questões por microfones higienizados. Por ora, a festa nos pódios após a prova também está suspensa.

3/7 – Sexta-feira

6h – Treino livre – SporTV e Globoesporte.com (tempo real)
10h – Treino livre – SporTV2 e Globoesporte.com (tempo real)
Narração: Sergio Mauricio
Comentários: Rafael Lopes e Luciano Burti (por vídeo)
Reportagens: Mariana Becker

4/7 – Sábado

7h – Treino livre – SporTV e Globoesporte.com (tempo real)
10h – Treino de classificação – SporTV e Globoesporte.com (tempo real)
Narração: Sergio Mauricio
Comentários: Rafael Lopes e Luciano Burti (por vídeo)
Reportagens: Mariana Becker

5/7 – Domingo

10h10 (de Brasília) – Globo e Globoesporte.com
Narração: Cleber Machado
Comentários: Luciano Burti e Felipe Giaffone
Reportagens: Mariana Becker

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade