80 por Segundo

Longe das novelas, ator Rodrigo Veronese investe no rádio e tem grandes convidados

A reestreia acontece na noite da próxima sexta-feira (4)

Publicado em 02/06/2021

O ator Rodrigo Veronese (50) comemora nesta semana um ano do programa de rádio 80 por Segundo, que idealizou durante a pandemia. A ideia inicial foi unir a sua experiência como apresentador à paixão que sempre teve pela cultura dos anos 80.

Ouvinte assíduo de conteúdos ligados à década, Veronese decidiu propor ao radialista Rafael Dutra a criação de um programa com temática de documentário, mas que trouxesse as informações em tom de entretenimento e informação, com muitas referências musicais. Dutra aceitou o desafio e, desde então, a dupla tem conquistado um público cativo, igualmente apaixonado pela criatividade dos anos 80.

O programa navega no universo da década de 80, permitindo também algumas referências dos 70, mas o ator garante que a abordagem não tem nada de nostálgica. “A década de 80 tem uma coisa mágica, que faz com que o período nunca saia de moda. É o retrato de um momento em que a tecnologia começa a fazer parte da produção cultural, mas ainda não domina os artistas, e permite uma liberdade criativa”, ressalta Veronese.

Durante o primeiro ano de transmissão, a dupla Veronese e Dutra recebeu convidados de peso, como as atrizes Juliana Martins e Jussara Freire, a compositora ultrapremiada Luisa Toller, o ator Taumaturgo Ferreira, o cantor Guilherme Isnard, o apresentador Edgard Piccoli, os múltiplos artistas Evandro Mesquita, Yves Passarell e André Abujamra – além de Ali Prando, o jovem filósofo autor de Madonna Explícita. 

Com um conteúdo sempre inovador, os apresentadores chamaram a atenção de ouvintes em todo o Brasil, assim como em Portugal, onde Rodrigo Veronese tem atualmente duas novelas no ar: O Outro Lado do Paraíso, de Walcyr Carrasco, e Caminho das Índias, de Glória Perez.

Grande convidado

Para a reestreia, agendada para a próxima sexta-feira, dia 4 de junho, o convidado de 80 por Segundo será Mauro Alencar, autor do livro A Hollywood Brasileira – Panorama da Telenovela no Brasil e das adaptações de Selva de Pedra, O Bem-Amado, Pecado Capital, Roque Santeiro e Vale Tudo para a coleção Grandes Novelas. 

Mestre e doutor em Teledramaturgia Brasileira e Latino-Americana pela Universidade de São Paulo, Mauro Alencar ressalta especialmente o papel da novela na compreensão das diferenças humanas e sociais.

No caso de Caminho das Índias, por exemplo, transmitida atualmente em Portugal, Mauro considera que, além da alta qualidade de produção, “a novela aproximou a Índia não apenas do Brasil, mas do mundo, com suas lendas e tradições seculares”, diz o especialista. Não é de se espantar que a obra tenha conquistado o Prêmio Emmy 2009, da Academia Internacional de Artes Cênicas de Televisão de Nova York.

Conduzindo o fio histórico das novelas por meio de referências musicais dos temas de abertura, Rodrigo Veronese promete ter com Mauro Alencar uma conversa aprofundada sobre a interferência da teledramaturgia no desenvolvimento social do Brasil, e a repercussão dessa imagem nos outros países em que as obras são transmitidas.

O programa 80 por Segundo é transmitido por Rodrigo Veronese e Rafael Dutra em plataformas de streaming toda sexta-feira, às 21 horas, com reprises às segundas, no mesmo horário das 21 horas, e às sextas novamente, às 14 horas. Em seguida, o conteúdo é adaptado para podcast e disponibilizado em plataformas Spotify, Apple e Google. Todos os links de acesso estão disponíveis no perfil do programa, no Instagram @80porsegundo. 

Assuntos relacionados:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade