70 anos da TV

Lima Duarte diz que deu o primeiro beijo gay da TV: “Exijo que reconheçam”

Momento foi em cena com Cláudio Marzo

Publicado em 30/09/2020

Durante uma conversa com o jornalista Fernando Oliveira, do UOL, o ator Lima Duarte relembrou parte da história da TV brasileira, como a época pré-novelas, quando espetáculos teatrais eram encenados ao vivo na televisão.

Ele contou que deu o primeiro beijo gay da TV no Brasil, na peça Panorama Com Vista Para a Ponte. “Fui eu quem deu o primeiro beijo! E te digo como, em que circunstância. Foi na peça ‘Panorama Com Vista Para a Ponte’, do Arthur Miller. Se passava tudo no cais do porto de Nova Iorque. Quem dirigiu foi a Wanda Kosmo”, contou.

“Eu que fazia o ítalo-americano portuário, estivador que tinha uma filha de criação, que era Rita Cléos, uma atriz loirinha, bonitinha. A minha mulher era a Wanda Kosmo, que dirigia. Nós criamos aquela menina grande, e um dia ela aparece: ‘Ah, ela tem um noivo, namorado'”, detalhou.

Eu quis saber quem é o sujeito! Aí ela traz eu e Cláudio Marzo… ‘É isso aí? Você está namorando isso aí? Isso aí é um veado! Você não vê que ele é veado? Quer ver como ele é veado?’ Pegava ele e dava um beijo violento. É uma grande cena! Um beijo na boca. Fica evidente que ele era apaixonado pela filha adotiva”, relembrou o ator.

“Dei-lhe um beijo na boca! Não, nem foi um escândalo, porque a cena era muito bem colocada! Era psicologicamente correto. Então, peguei e dei aquele beijo na boca. O Claudio era muito meu amiguinho”, finalizou Lima Duarte.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade