Entrevista

Lilia Cabral fala da importância de Fina Estampa em sua carreira: “primeira protagonista”

A atriz revela que acompanhou a reprise com interesse

Publicado em 14/09/2020

Em Fina Estampa, Griselda (Lilia Cabral) passou por muitas dificuldades. Sofreu humilhações, decepções, viu os filhos à beira da morte por causa de Tereza Cristina (Christiane Torloni), mas nunca desistiu de ir à luta.

Na última semana da edição especial da novela, não vai ser diferente e, antes de a milionária finalmente poder se livrar das maldades da “Rainha do Nilo”, as duas terão um embate final.

Disposta a acabar de vez com Griselda, Tereza Cristina a sequestra. A namorada de Guaracy (Paulo Rocha) pergunta à rival o motivo de tanto ódio. “No começo, eu até tinha um motivo: essa sua insistência em querer roubar tudo o que é meu. Mas depois esse ódio todo foi além de qualquer razão. Ele acabou virando um vício. E, para me curar dele, tenho que acabar contigo”, afirma a perua.

Tereza Cristina ainda ordena que Griselda implore pela própria vida, mas a portuguesa garante que prefere morrer a se humilhar diante dela.

Tantos perrengues fizeram de Griselda uma personagem especial da galeria da atriz Lilia Cabral. Na entrevista abaixo, ela fala sobre a trajetória de Pereirão:

Quais foram suas inspirações para a Griselda?

Durante o período de gravação da novela, conheci muitas mulheres que trabalham para sustentar seus filhos e dar o melhor para eles, para serem alguém na vida. Isso a gente vê todos os dias, em qualquer classe social, mas só que depois da estreia da novela é que os Pereirões começaram a aparecer. As mulheres que faziam trabalhos braçais passaram a não ter vergonha, a não se sentirem encabuladas de mostrar que elas consertavam tudo. Isso foi uma vitória pra elas, e para nós que estávamos fazendo a novela também.

Você se surpreendeu com o sucesso da edição especial da Fina Estampa?

Fiquei surpresa porque, apesar de a novela ter feito sucesso quando foi exibida originalmente, sabemos que tem um novo público assistindo, com um novo olhar. E tinha ainda o fato de estarmos entrando no lugar de Amor de Mãe, uma novela que estava na reta final. Mas fico muito feliz por ver que o público continuou querendo acompanhar a história de Griselda e sua família.

Você acompanhou a novela? Como foi rever esse trabalho quase 10 anos depois?

Acompanhei diariamente. Eu fui feliz fazendo Fina Estampa e sou feliz lembrando. Eu amo essa novela e sou muito grata ao Aguinaldo por ter me dado a Griselda. Trabalhei muito nessa pandemia por conta da novela e foi com o maior prazer.

Você coloca a personagem entre as suas principais?

A Griselda foi minha primeira protagonista, um acontecimento na minha vida. Com ela, recebi muito carinho do público, principalmente de mulheres que se identificavam com a personalidade batalhadora dela.

Fina Estampa é uma obra de Aguinaldo Silva, com direção geral e de núcleo de Wolf Maya e direção de Ary Coslov, Claudio Boeckel, Marcelo Travesso, Marco Rodrigo e Marcus Figueiredo.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade