Meio ambiente

Leandra Leal fala de transformação de vida após Aruanas

O thriller ambiental foi gravado na região da floresta Amazônica e em São Paulo

Publicado em 05/05/2020

Aruanas chegou à TV aberta na semana passada, trazendo uma forte mensagem ambiental e aproximando o público de um tema urgente e necessário: a vida de quem luta contra os crimes na Amazônia.

Na obra, Leandra Leal encarna Luiza, uma destemida ativista ambiental que, ao lado de Verônica (Taís Araújo), Natalie (Débora Falabella) e Clara (Thainá Duarte), doa a própria vida para defender o meio ambiente, equilibrando a vocação com os seus dramas pessoais. 

Protagonistas da série ambiental Aruanas
Protagonistas da série ambiental Aruanas Foto Divulgação

No episódio que vai ao ar nesta terça-feira (5), Luiza e Clara invadem a mineradora KM para investigar suas ações ilegais. Na entrevista abaixo, a atriz conta um pouco sobre Luíza, os bastidores das gravações e o impacto de ‘Aruanas’ em sua vida.  

Escrito por Estela Renner e Marcos Nisti, o thriller ambiental foi gravado na região da floresta Amazônica e em São Paulo. A série – uma a produção original da Globo exclusiva para o Globoplay, em coprodução com a Maria Farinha Filmes – conta com direção artística de Carlos Manga Jr, direção geral de Estela Renner, parceria técnica do Greenpeace e Pedro de Barros colabora com o roteiro.  

Leandra Leal, Camila Pitanga, Tais Araújo e Débora Falabella divulgando Aruanas na CCXP
Leandra Leal Camila Pitanga Tais Araújo e Débora Falabella divulgando Aruanas na CCXP AGNews

Quem é a Luiza? 

– A Luiza faz parte de uma ONG ambiental chamada Aruana. Ela é uma mulher apaixonada pelo trabalho e pela causa. Muito destemida, mas também muito inconsequente. Na guerra que ela trava, é o soldado da linha de frente. 

Qual a relação da Luiza com as outras personagens? 

– Ela se conhecem desde a infância. Com a Verônica (Taís Araújo), a Luiza tem uma relação mais maternal. Já com a Natalie (Débora Falabella), elas são mulheres muito diferentes e as cenas envolvendo as duas personagens têm muita intimidade e são bastante transformadoras para ambas.

Com a Clara (Thainá Duarte) o início da relação ainda é um teste, mas depois ela acaba se identificando com a menina e a “adota”.  

Clara (Thainá Duarte), Verônica (Taís Araújo), Natalie (Débora Falabela) e Luiza (Leandra Leal), personagens de Aruanas
Clara Thainá Duarte Verônica Taís Araújo Natalie Débora Falabela e Luiza Leandra Leal personagens de Aruanas Foto GloboFábio Rocha

Qual é a principal mensagem de Aruanas? 

– É uma série que fala de luta, de tragédia ambiental, que traz dados assustadores de devastação e morte de ativistas. Mas também promove uma reflexão: é isso mesmo que queremos?

Ainda dá tempo de consertar. Porque cada um é muito responsável também. Ela convoca a ação, o ativismo. É uma série que empodera as pessoas. 

Qual é a importância de retratar a vida de ativistas ambientais?

– O Brasil é um dos países que mais mata ativistas no mundo. Portanto, é importante que nós conheçamos quem são eles. A série consegue aproximar o público destas pessoas porque consegue retratá-los com a complexidade e com os problemas que todos nós, seres humanos, temos.

A diferença é que eles têm esse ideal e essa paixão, acreditam na utopia de lutar por um mundo melhor. ‘Aruanas’ traz muita esperança.  

Série "Aruanas" conta com três protagonistas
Série Aruanas conta com três protagonistas Divulgação Globo

O que mudou em você depois de interpretar a personagem? 

– Eu me considero uma ativista desde sempre. Mas a questão ambiental era algo que eu tinha pouco conhecimento, e essa série me fez colocar essa pauta como urgência, porque é essencial para nossa sobrevivência como espécie. ‘Aruanas’ me despertou uma consciência ambiental.

Pensei: “Preciso mudar meus hábitos como consumidora. Eu tenho poder. Eu moro num centro urbano, mas esse centro urbano também desmata a Amazônia. Preciso estar conectada com isso”. Acho que quem assiste também vai criar essa consciência e agir. A nossa não ação tem um preço a pagar. 

Como foi gravar na Amazônia? 

– Eu conheci a Amazônia com 34 anos e a primeira vez que pisei lá, pensei: “É uma grande falha de caráter minha não ter vindo aqui antes”. A região Norte é um lugar que temos dificuldade de nos apropriarmos, como se lá não fosse parte de nós também. Mas ela é. 

Temos principalmente que ter respeito em escutar seu povo, e não falar por ele. Para mim foi muito transformador gravar na Amazônia. Quero voltar todo ano porque pra mim é um lugar muito mágico e muito regenerador, que além de tudo também me despertou um enorme senso de responsabilidade. 

Aruanas vai ao ar às terças-feiras, logo após Fina Estampa

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade