Papo cabeça

Juliette e João Luiz têm conversa importante sobre movimentos sociais e racismo no BBB 21

Brothers relatam que, apesar de ter evoluído, o mundo ainda é cruel com minorias

Publicado em 21/04/2021

Durante a tarde de quarta-feira (21) no BBB 21, João Luiz e Juliette falaram sobre paredão, planos para o prêmio de 1 milhão e meio de reais e também sobre vivência. Os dois comentaram que tiveram uma infância humilde e João Luiz relatou alguns momentos de tensão em sua vida.

Ele relatou que, aos 10 anos, foi acusado de roubo em uma loja e seus pais abriram um processo, porém o dono do local não foi responsabilizado. Ele disse que, mesmo com pouca idade, ele “conseguia reconhecer as coisas muito rápido” e sabia que aquela situação era racismo.

A advogada então comenta algo que ela vê no meio jurídico: “Hoje, as pessoas negras evitam esse confronto direto, para não se revitimizar na justiça. Eles evitam ir ao judiciário, pois machucam novamente. E não pode” e o professor concorda e ainda diz que: “Parece que no momento, (…) existe esse medo de identificar a violência”.

Ele ainda continua: “Relatar sobre a violência, não só a violência física não. Até mesmo em caso de violência doméstica, racismo, LGBTfobia, existe uma barreira muito grande judicial para as pessoas chegarem e falarem do que está acontecendo. Por muito tempo a justiça nunca amparou essas pessoas. A justiça sempre protegeu as pessoas que causavam aquilo”.

Os brothers ainda relataram a importância de movimentos globais como o Black Lives Matter, que surgiu em resposta ao assassinato de George Floyd nos EUA. Para eles, foi de extrema importância que pessoas influentes se engajassem na luta e dessem voz às minorias. Na terça-feira (20), o policial que assassinou Floyd, foi condenado. Foi o primeiro caso de assassinato de um negro cometido por um policial branco a ser julgado e sentenciado na história do país.

Quer assistir conteúdos exclusivos sobre o programa? Inscreva-se no nosso canal no YouTube! E para ficar por dentro de tudo que acontece na casa mais vigiada do Brasil, acompanhe a cobertura completa do BBB 21 no Observatório da TV!

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade