Salve-se Quem Puder

Juliana Paiva comenta volta às gravações: “Voltamos para a história que a gente precisava contar”

A atriz vive Luna, protagonista da novela das sete da Globo

Publicado em 15/04/2021

Em Salve-se Quem Puder, desde que viu Luna/Fiona (Juliana Paiva) pela primeira vez, Helena (Flávia Alessandra) não esconde o incômodo com a presença da jovem. Por diversas vezes, o encontro entre mãe e filha termina inevitavelmente com discussão e indagações. Helena, por sua vez, não consegue definir esta sensação, mas confidencia a Úrsula (Aline Dias) que a fisioterapeuta mexe com ela.

Úrsula é outra que anda incomodada com a aproximação de Luna/Fiona com o namorado Téo (Felipe Simas). Além do ciúme excessivo, Úrsula pressente que Téo está diferente e que a razão pode ser Luna/Fiona.

A gota d´água para Helena é quando flagra Luna/Fiona sozinha na sala de sua casa. Ao perceber que ela observa tudo, e que está com um ‘santinho’ da Virgem de Guadalupe em mãos, Helena tem um acesso de ódio.

Rapidamente, ela trata de expulsar a garota do local. Nervosa, Helena fica ainda mais apreensiva porque a situação a faz relembrar o passado vivido no México e as ‘mortes’ de Mário (Murilo Rosa) e da filha. Luna/Fiona sai de lá arrasada e cada vez mais decepcionada com as atitudes de Helena.

Na entrevista abaixo, a atriz Juliana Paiva adianta novidades da novela das sete da Globo.

Como foi a experiência de voltar às gravações da novela nos Estúdios Globo após cinco meses de interrupção?

A experiência da volta foi muito bacana, porque a gente estava com muita saudade de trabalhar. A novela parou em um momento crucial onde a história estava se desenrolando, então, quando a gente teve essa pausa, foi meio traumático porque a gente queria muito continuar contando essa história. Voltamos seguindo todos os protocolos de segurança e nos adaptamos fazendo nossa própria caracterização e cuidando do figurino. Costumo dizer que foi como se a gente tivesse juntando o teatro com TV. É uma coxia de teatro, com cenário e a magia da televisão. Voltamos para a história que a gente precisava contar e finalizar. E deu tudo certo.

E o reencontro com elenco e equipe nos bastidores das gravações?

A parte da falta de abraço e de beijo por conta do distanciamento social foi especialmente difícil para mim porque eu sou uma pessoa muito afetiva e adoro abraços (risos). Tudo foi em função desta adaptação, do “novo normal”. Ainda assim, conseguimos relaxar para mergulhar no ambiente dos personagens. Fora isso, a gente também contou com o aparato da tecnologia para fazer algumas cenas.

Como foi retomar o personagem depois de tanto tempo? Encontrou algum tipo de dificuldade?

Dificuldade não. O olhar do outro ajuda muito na cena. A gente encontra esse lugar de pertencimento. Mas é estranho quando nos afastamos do nosso “amigo diário” que é o personagem. Quando a gente faz uma novela, ficamos 24h pensando e exercitando. Então, eu fiquei com saudade mesmo da Luna. Na época, até brinquei com o Fred (Mayrink, diretor): “Será que eu lembro como faz isso?”. Mas a gente lembra. É igual a andar de bicicleta!

O que o público pode esperar da fase final de Salve-se Quem Puder com a exibição dos capítulos inéditos a partir de maio?

Terá muita cena de ação, as questões emocionais da Luna e os desfechos desta história que desenvolvemos. Estou numa expectativa grande para ver no ar. Luna e Helena terão o tão esperado encontro verdadeiro. É a cena em que estou mais ansiosa para assistir porque a gravação foi muito emocionante. Desta vez, foi um processo diferente de qualquer outro trabalho anterior. Novela é uma obra aberta, um processo vivo. A gente vai gravando e sentindo a resposta do público. Agora vou assistir junto com todos como espectadora.

Salve-se Quem Puder é criada e escrita por Daniel Ortiz com direção artística de Fred Mayrink e direção geral de Marcelo Travesso.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade