história tensa

Julia Byrro, a Lara de Verdades Secretas 2, analisa a personagem: “Retrata um problema social”

Nos próximos capítulos da trama, a personagem vai tentar se vingar de Angel

Publicado em 03/11/2021

Nos novos capítulos de Verdades Secretas 2, já disponíveis no Globoplay, o público vai acompanhar uma grande reviravolta na vida da personagem de Julia Byrro. Natural de Campinas (SP) e modelo há sete anos, ela já morou no Peru e agora, aos 20 anos, faz sua estreia atuando em novelas na pele de Lara.

Irmã bastarda de Guilherme (Gabriel Leone), falecido marido de Angel (Camila Queiroz), Lara se viu obrigada a sair de seu colégio interno quando Guilherme morreu, já que ele a ajudava financeiramente, e precisou voltar para a cidade do interior onde sua mãe, Araídes (Maria Luisa Mendonça), morava com seu padrasto, Nicolau (Julio Machado).

Para fugir dos abusos do padrasto e tentar uma vida melhor, ela vai para São Paulo na intenção de virar uma supermodelo e se vingar de Angel, a quem culpa pela morte de seu irmão. Abaixo, a atriz fala sobre os desafios da trama do Globoplay.

Quando você começou a se interessar por atuação?

Eu sempre quis trabalhar com algo ligado a artes e meu gosto por atuação começou no teatro. Fiz curso de teatro e amava. Eu acho que sempre fui apaixonada por tudo aquilo que faz as pessoas experimentarem sensações: dar risada, torcer, se emocionar…

Como foi o processo de preparação para a Lara?

Desde que comecei a preparação para a personagem passei a entender que devo me desprender da minha perspectiva de mundo e passar a ver como a Lara, da maneira dela e com sua própria experiência. A Lara retrata um problema social. Eu e ela fomos nos conhecendo ao longo do processo, mas eu só conheci mesmo a Lara quando eu conversei com a Amora. Ela me ajudou a trazer a energia da personagem e fomos esculpindo. Sinto que o Walcyr também me abraçou muito. A Lara passa por uma situação que simboliza a vida de muitas mulheres e eles confiaram em mim para dar vida a essa personagem.

Como você pode definir a personagem?

A Lara é aquela menina com uma sensualidade natural. A forma que ela senta, olha, pisca, come, tudo é sensual. Ela é observadora e tem uma carência, dualidade e elegância.

Quais são suas semelhanças e diferenças com a Lara?

Eu e Lara somos muito determinadas e corajosas para abrir novas portas na nossa vida sem olhar para trás. A gente segue o nosso caminho com a certeza de que vai fazer de tudo e dar o nosso melhor para chegar onde queremos. Em contrapartida, a Lara é reativa, dá resposta, não leva desaforo para casa, já eu sou bem tranquila e moleca.

Como você analisa a trajetória da Lara e sua vontade de se vingar de Angel?

Por mais que ela tenha essa vontade de se vingar, não vejo maldade na personagem. Sua história não foi fácil, mas mesmo assim nunca aceitou a derrota, permaneceu sempre lutando de cabeça erguida e me mostrando que as quedas só a deixavam mais forte e focada.

Qual foi o momento mais especial desde o início das gravações?

Eu sou uma pessoa muito crítica e acho isso bom porque sempre vou querer melhorar meu trabalho, mas também é meio complicado porque às vezes a gente vê coisa que os outros não veem. A primeira vez que eu chorei na frente das pessoas foi quando eu gravei “Eu vou me vingar da Angel”. Eu saí do estúdio e estava tão feliz por ter chegado aonde eles queriam que eu comecei a chorar igual criança. Foi um dos melhores dias da minha vida. Eu cheguei em casa, me olhei no espelho e falei ‘Achei o que eu quero fazer para o resto da minha vida.’

Como está a troca com o elenco e a rotina nos Estúdios Globo?

Quando cheguei aos Estúdios, eu falei “Meu Deus do céu, é maior do que a cidade da minha mãe.” (risos). Surpresa é pouco. Eu achei que estava no céu. Eu amo tanto esse lugar que quando eu sou liberada mais cedo eu fico aqui, estudo as cenas, vou para a praça de alimentação conversar com o pessoal… Estou muito apaixonada pelo elenco, eles são muito talentosos e todos me acolheram muito. Um dos maiores presentes com certeza foi poder conhecer e aprender com pessoas tão maravilhosas. Todos sempre disponíveis para bater texto, me ajudar com dúvidas, trocar fortes emoções em cena ou dar risada durante os intervalos. São lembranças que vou guardar no coração.

Quais são seus planos para depois de Verdades Secretas 2?

Eu estou vivendo o momento, o aqui e o agora. Sempre tive muita vontade de aprender e vou seguir estudando para melhorar cada vez mais meu trabalho porque quero seguir na profissão.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade