Clássico

Juca Pirama? Severo Blanco? Saiba quem é o chefe da organização criminosa em O Salvador da Pátria

Nome do líder do tráfico de drogas é revelado apenas no último capítulo

Publicado em 08/11/2021

Exibida originalmente em 1989, a novela O Salvador da Pátria chega ao fim nesta semana no Canal Viva, que a reprisa na íntegra desde abril. Um dos suspenses da história, para além dos desfechos românticos e dos rumos da política na pequena cidade de Tangará, gira em torno da identidade do chefe da organização criminosa que envolve diversos personagens.

O autor Lauro César Muniz promoveu uma “ressurreição” do radialista Juca Pirama (Luís Gustavo), supostamente morto no capítulo 15. Ele voltou a assombrar os poderosos da laranja com sua voz marcante, chantagens e ameaças. E se envolveu diretamente numa conspiração para fazer do deputado federal Severo Toledo Blanco (Francisco Cuoco) presidente da República num futuro bastante próximo, ao ordenar um atentado contra o titular eleito.

Mas o capítulo final da novela reserva uma surpresa para o público: Juca Pirama realmente está morto. Um mix de gravações de arquivo, mais o hábil trabalho de um bom imitador, propiciaram à organização e seu verdadeiro chefe a possibilidade de se divertir fazendo todos pensarem que o comunicador mau-caráter estava vivo.

Quem se escondeu por trás da identidade de Juca Pirama por longos meses e curtiu muito com a cara de Severo, Gilda (Susana Vieira), Marina (Betty Faria), João (José Wilker), Sassá (Lima Duarte) e todos foi Bárbara Souza Telles (Lúcia Veríssimo), a bela neta do banqueiro Hermínio (Benjamin Cattan) – forte candidato ao posto nos últimos capítulos.

Bárbara (Lúcia Veríssimo) em O Salvador da Pátria
Lúcia Veríssimo como Bárbara em O Salvador da Pátria (Reprodução/Viva)

Ator revelou que sinopse apontava Hermínio como vilão

Em entrevista à revista Amiga, em sua edição de número 981, o ator Benjamin Cattan revelou que a sinopse de Lauro César Muniz para O Salvador da Pátria apontava Hermínio como mandante dos assassinatos de Juca Pirama e de Marlene (Tássia Camargo). Esta morreu à toa, apenas por servir ao propósito de despistar a polícia da pista do verdadeiro assassino e para que a culpa recaísse sobre um supostamente traído Sassá, na ocasião marido de Marlene.

Após revelar-se, Bárbara prepara tudo para embarcar para Paris, mesmo destino do avião que João deve transportar, repleto de cocaína, para a organização. No entanto, durante um programa de televisão para o qual é convidado, Sassá não se faz de rogado e denuncia a bandida ao vivo. As autoridades conseguem contê-la a tempo, e a ex-amante de Severo termina a novela na cadeia.

Novela leve de Ivani Ribeiro substitui trama política

Novela Amor Com Amor Se Paga
Ary Fontoura como Seu Nonô em Amor Com Amor Se Paga (Arquivo)

A partir de 15 de novembro, os horários de 14h15 e 0h30 do Canal Viva passam a ser ocupados por Amor Com Amor se Paga, de Ivani Ribeiro. A novela foi cartaz da faixa das 18h da TV Globo em 1984, e é uma nova versão de uma obra escrita pela autora para a TV Tupi em 1972: Camomila e Bem-me-quer.

O personagem central é Nonô Correia (Ary Fontoura), que movimenta a pequena cidade de Monte Santo com suas muitas formas de ser pão-duro. Acorrentar a geladeira de casa, desligar a chave geral da energia, desejar que um frango alimente quatro pessoas por vários dias e aumentar frequentemente os aluguéis de seus imóveis são algumas delas.

Também estão no elenco, dirigido por Gonzaga Blota, nomes como Yoná Magalhães, Carlos Eduardo Dolabella, Berta Loran, Cláudia Ohana, Edson Celulari, Adriano Reys, Beatriz Lyra, Fernando Torres, Milton Moraes, Mayara Magri, Edson Celulari, Bia Nunnes, Caíque Ferreira, Carlos Kroeber, Wanda Kosmo, Chica Xavier, Wanda Stefânia, Flávio Galvão, entre outros.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade