Polêmica

Jornalistas do SBT pedem a demissão de Marcão do Povo através de carta

O apresentador sugeriu que as pessoas com coronavírus fossem para um campo de concentração

Publicado em 12/04/2020

A situação não está nada favorável para o apresentador Marcão do Povo, do SBT. Isso porque desde que ele sugeriu que pessoas infectadas com o Covid-19 fossem para um campo de concentração, a informação tomou uma enorme repercussão e ele foi afastado da emissora por 15 dias. Mas um movimento pede a demissão do jornalista.

De acordo com informações do jornalista Gabriel Vaquer, do Uol, os jornalistas do SBT enviaram uma carta de repúdio às declarações de Marcão do Povo, pedindo que ele seja demitido após a suspensão imposta a ele. Na carta obtida pelo Uol, os jornalistas não seguir as recomendações de higiene recomendadas pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Ainda segundo as informações, todos os jornalistas assinaram o documento, menos Dudu Camargo, que é colega de trabalho de Marcão. A carta já está na mão da direção de Jornalismo do SBT, que é comandado pelo jornalista José Occhiuso e também já é de conhecimento de outros executivos da emissora.

O apresentador teria ironizado as orientações de higiene determinadas pela direção de jornalismo, afirmando que só segue ordens de Silvio Santos, que foi quem lhe contratou. Confira a integra da carga obtida pela reportagem do Uol.

Integra

“À direção do SBT

Impossível nos calarmos. Ainda que em diversas outras ocasiões que envolveram a mesma pessoa tenhamos optado pelo silêncio, todos os valores de ética, ou mais, de decência humana foram violentados pelo apresentador do telejornal Primeiro Impacto, Marcos Paulo Ribeiro de Morais. Ao defender a criação de “campos de concentração” para pessoas infectadas pelo novo Coronavírus, o apresentador que se autointitula como Marcão do Povo, extrapola, no nosso entender, todo e qualquer limite.

Jornalistas que somos, por vocação acima de tudo, decidimos tornar público nosso repúdio à forma como o apresentador se referiu à maior crise de saúde do século. O que não nos causa nenhuma surpresa. O comportamento dele sempre foi o de não acatar orientações nem determinações dos jornalistas que dirigem o Primeiro Impacto e o próprio Departamento de Jornalismo do SBT. E isso sempre foi feito publicamente na redação. Muitos dos que assinam essa carta testemunharam o sr Marcão do Povo dizer, em alto e bom som, que só obedece o dono da emissora e que não presta contas a mais ninguém.

Nós, jornalistas do SBT, vivemos o maior desafio profissional que poderíamos sequer um dia imaginar. Talvez, o maior desafio pessoal. Estamos todos os dias nos expondo a todo tipo de risco para informar a população sobre a pandemia. Porque acreditamos na nossa função e nos princípios desta emissora. Essa, sim, do povo brasileiro.

Não é necessário descrevermos aqui a mais nova absurda declaração feita pelo apresentador. Os campos de concentração da Segunda Guerra Mundial estão entre as maiores vergonhas da humanidade. A necessidade de manter a população em casa é, segundo todas as autoridades de saúde do mundo, a única medida a ser tomada para diminuir o número de mortos. Um apresentador, que tem o privilégio de ser ouvido por todo País, não pode sugerir qualquer orientação contrária a seus telespectadores. É um desrespeito à vida dos que nos assistem e confiam na credibilidade desta emissora.

Hoje – e esse número será maior a cada dia -, morrem no Brasil, em média, cento e quarenta pessoas vítimas da covid-19. O que significa dizer que, enquanto o sr. Marcos Paulo Ribeiro de Morais está no ar, ao vivo, para todo o Brasil, pelo menos 14 famílias perdem pais, avós, irmãos, maridos, esposas, filhos, amigos, enfim… Pessoas que, segundo o apresentador, deveriam estar em “campos de concentração”. Mais do que envergonhar a todos nós, jornalistas, o sr. Marcos Paulo Ribeiro de Morais não está a altura de representar o nome e a história do SBT”.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade