Jornalista Sávia Barreto faz sucesso ao ser a única mulher comentarista política doutoranda no Nordeste

Publicado há 2 anos
Por Henrique Carlos
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Conhecida por acabar viralizando em meados de 2015 com vídeo que denunciou assédio nas ruas de Teresina. A jornalista Sávia Barreto, hoje é a única mulher doutorando a comentar política nos programas de TV do Piauí. Inclusive, a moça já chegou a ser comparada com a jornalista Rachel Sheherazade.

No Nordeste, uma zapeada pelos canais de televisão mostra que apesar dos avanços das últimas décadas na participação feminina, a cobertura política ainda é permeada por nomes e rostos masculinos. Seguindo uma tendência nacional, principalmente da Globo News, que ultimamente tem mais repórteres e comentaristas políticas mulheres ascendendo nos últimos anos.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Mas uma curiosidade pode ser observada no Nordeste, a Rede Meio Norte é a única emissora televisiva do Piauí a ter hoje uma mulher como comentarista de política doutorando. A jornalista Sávia Barreto, além de mestra em Comunicação é doutoranda em Políticas Públicas pela Universidade Federal do Piauí e assumidamente feminista.

A combinação trouxe novidade para as telas acostumadas às gravatas e com as discussões essencialmente de tom policial e, às vezes, espetaculoso. Sávia, com uma câmera escondida, mostrou o assédio que as mulheres passam no espaço público, com olhares invasivos e palavras ofensivas.

A Rede Meio Norte é uma emissora independente, que tem programação própria e 14 afiliadas. Chegando em até 250 cidades entre norte e nordeste.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio