No meio de momentos históricos, emocionantes e marcantes nos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, também aconteceram alguns momentos tristes e que devem ser extremamente repudiados.
Durante um jogo de tênis de mesa, o jornalista grego Dimosthenis Karmiris, do canal ERT, fez comentários racistas durante a transmissão da competição e acabou sendo demitido da emissora após a polêmica dar o que falar. A partida estava sendo disputada entre o sul-coreano Jeoung Young-sik e o grego Panagiotis Gionis.
“Coreanos não jogam tênis de mesa. Os olhos deles são estreitos, então não consigo entender como eles podem ver a bola se movendo para lá e para cá”, disse o jornalista, questionando a habilidade do jogador asiático por uma característica física. Porém, a situação logo viralizou e foi alvo de muitas críticas nas redes.
“Comentários racistas não têm lugar na televisão pública. A colaboração entre a ERT e Dimosthenis Karmiris foi encerrada hoje, imediatamente após o programa matinal”, informou o canal em um comunicado, surpreendendo os telespectadores. A partida de tênis também acabou com o coreano ganhando.