Jornalista do SBT Brasília cria site com boas notícias

Rachel Castro lançou De Boas Notícias no final de outubro

Publicado há um mês
Por André Santana
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

A jornalista brasiliense Rachel Castro, apresentadora do SBT Redação no SBT do Distrito Federal, criou em outubro o site De Boas Notícias. Segundo a profissional, a ideia surgiu impulsionada pelo lema: “O mundo está repleto de boas notícias, só faltava observar e passar pra frente”.

Ao trabalhar remotamente para outra emissora no início da pandemia, a então editora-executiva de um programa policial, que foi um dos líderes de audiência no Distrito Federal, resolveu transformar completamente o rumo da carreira. Foi nesse momento de turbulência que Rachel pediu afastamento do trabalho para investir em reportagens mais leves.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

“Foi um processo doloroso, pois amava a rotina das hardnews, mas senti que precisava fazer algo que trouxesse um pouco de conforto e alegria às pessoas neste momento. Lembro-me que ouvia muito pedido das pessoas sobre ter um espaço em que elas escolhessem o que queriam ver. Nos primeiros meses da nova onda do coronavírus, as pessoas já não aguentavam mais ver tantas notícias ruins na imprensa. E esse foi um dos principais motivos para resolver ‘virar a chavinha’”, afirmou jornalista.

O De Boas Notícias está no ar desde o fim de outubro e já alcançou grande número de visualisações. Além da criadora, dois colaboradores e a jornalista Vivian Chagas ajudam a produzir o conteúdo diário. A equipe também está desenvolvendo um espaço para ajudar pessoas, chamado “Transforme”.

“O Transforme tem o objetivo de publicar casos que possam se tornar uma história de boas notícias com a ajuda das pessoas. Em síntese, vamos usar nossa experiência de jornalismo para tentar sensibilizar as pessoas com as histórias que muitos não conseguem espaço para contar”, conta Rachel.

Nas redes sociais, as notícias são geralmente acompanhadas com frases de bom humor, pois de acordo com Rachel, o próprio nome leva um duplo sentido propositadamente desenvolvido para incluir o jovem como leitor do site. Mas ela enfatiza que o intuito do De Boas Notícias não é ignorar os problemas do mundo, porém apresentar as iniciativas louváveis e positivas que, muitas vezes, fica em segundo plano na mídia tradicional.

“Não acredito que precisamos nos fechar para os problemas do mundo, em absoluto. Contudo, penso sim que podemos dar o mesmo espaço para boas notícias que hoje, claramente, são menos difundidas nos grandes veículos de mídia. Só tentamos equilibrar esse pólos”, explica a jornalista.

Rachel Castro é um rosto conhecido na televisão brasiliense. Trabalhou por 10 anos na afiliada da RedeTV! no Distrito Federal, a TV Brasília, como diretora dos programas DF Alerta e Clube TV. Atualmente é editora e apresenta o boletim de notícias SBT Redação da capital federal. Antes de trabalhar na área, ela concluiu o bacharelado em Direito pelo Centro Universitário Unieuro, em 2007.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio