Comemoração

Jornal Hoje 50 anos: “Sempre muito próximo da gente”, diz Renata Vasconcellos sobre o telejornal em que começou como plantonista

A 1ª aparição da jornalista na Globo foi numa reportagem sobre o estilista Yves Saint Laurent

Publicado em 16/04/2021

Quase cinquentão – o aniversário é no dia 21 – o Jornal Hoje marcou a carreira de muitos nomes do jornalismo brasileiro. Apresentadora do Jornal Nacional, Renata Vasconcellos tem orgulho de lembrar que sua primeira reportagem na TV Globo, sobre uma exposição de moda, exibida no Jornal Hoje.

O JH faz parte da nossa memória afetiva, fazendo companhia naquela hora sagrada do almoço, da pausa no meio do dia, para recomeçar a jornada com as energias renovadas. As histórias de vida, do cotidiano, os fatos da hora e a presença marcante do âncora, sempre muito próximo da gente”, destaca Renata.

Apresentado por Maria Júlia Coutinho, o Jornal Hoje é um telejornal com linguagem leve e informal, que leva ao telespectador as principais notícias do Brasil e do mundo, na hora do almoço. Levado ao ar de segunda a sábado, entre 13h25 e 15h, quando o telejornal foi criado, em 1971, o objetivo era ser uma revista eletrônica voltada para o público feminino.

A edição de sábado se tornou muito popular na primeira década, por seu tom experimental, com ênfase em matérias de cultura e comportamento, seções caras ao telejornal até hoje. A jornalista Sandra Annenberg foi a apresentadora que mais tempo ficou na bancada do telejornal: foram 16 anos ininterruptos.

 

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade