Globo

Jornal Hoje 50 anos: “Assistia quando chegava da escola”, relembra Fátima Bernardes sobre o telejornal

A apresentador esteve na bancada do telejornal entre 1996 e 1997

Publicado em 14/04/2021

O Jornal Hoje está prestes a completar 50 anos de existência, agora próximo dia 21. O telejornal marcou a carreira de muitos nomes do jornalismo brasileiro – o Fátima Bernardes, Pedro Bial, Renata Vasconcellos e William Bonner são alguns dos que já exerceram a função que hoje cabe a Maria Julia Coutinho.

Era o telejornal a que eu assistia quando chegava da escola. Onde conheci minhas primeiras referências de repórteres, como a Sandra Passarinho. Foi também nesse telejornal que virei editora-chefe. Passei um ano no comando do JH. Foi um ano intenso, com o acidente com o Fokker 100 da TAM e os Jogos Olímpicos de Atlanta. A equipe tem que ser muito ágil na preparação das reportagens” conta Fátima, hoje apresentadora do Encontro.

Em 1996, após quatro anos no Fantástico, Fátima foi convidada para ser apresentadora e editora-chefe do Jornal Hoje, uma experiência que lhe deu outra visão do processo de produção de um telejornal. A jornalista ficou no Jornal Hoje até abril de 1997, quando voltou a apresentar o Fantástico por um breve período. 

Para marcar os 50 anos, a página especial do Jornal Hoje no G1 (https://g1.globo.com/jornal-hoje/especial-50-anos/) tem uma série de conteúdos especiais. Maju Coutinho lembra cinco fatos marcantes que o JH noticiou nas últimas cinco décadas; e um quiz testa o conhecimento do público sobre o jornal.

Nesta quarta-feira, dia 14, ex-apresentadores contam suas memórias da bancada. As aberturas serão lembradas na quinta-feira, dia 15, enquanto 50 curiosidades sobre o JH serão reveladas na sexta-feira, dia 16.

A página do JH no Memória Globo (https://memoriaglobo.globo.com/jornalismo/jornalismo-e-telejornais/jornal-hoje/) está reformulada, com o histórico de coberturas marcantes, série e quadros, além de entrevistas com quem fez e faz o telejornal.  

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade