O Drama Argentino

Jornal da Record estreia série especial sobre crise na Argentina

Reportagem é de Ingrid Griebel

Publicado em 15/08/2022

A partir desta segunda-feira (15), o Jornal da Record revela, nos cinco episódios da série especial O Drama Argentino, as dificuldades econômicas e sociais vividas pela população. A Argentina enfrenta uma das maiores crises econômicas de sua história.

Em julho, a inflação chegou a 7,4%, maior taxa mensal em 20 anos. Em 12 meses, a alta foi de 71%, o que coloca o país dentre os índices mais altos do mundo. Em Buenos Aires, a equipe do JR mostra os efeitos da desvalorização do peso e do aumento dos preços, principalmente dos alimentos.

O mais evidente deles é o aumento da pobreza, que já atinge 40% dos argentinos. Muitos desempregados e idosos que tiveram os salários corroídos pela inflação perderam suas casas e foram morar nas ruas.

Diante do desemprego e da falta de oportunidades, o lixo passou a ter mais valor do que nunca. Famílias inteiras passaram a tirar o sustento da reciclagem. A equipe visita o maior lixão a céu aberto da Argentina, onde pessoas, que antes da crise tinham empregos comuns, agora passam o dia revirando pilhas e pilhas de sujeira para encontrar algum material que pode ser vendido.

A fome também assola os argentinos e pelo menos 10% da população vive em situação de indigência e dependem de doações para conseguir se alimentar. Nos refeitórios populares da Argentina, a série encontra voluntários que ajudam a alimentar os vizinhos, mas também vivem com a geladeira vazia.

Diante desse cenário, 70% dos jovens sonham em deixar a Argentina e viver em outros países. Famílias estão deixando tudo para trás para tentar uma vida melhor longe do país natal.

A reportagem é de Ingrid Griebel; o cinegrafista é André Cunha; a produção é de Gabriela Coelho. A coordenação de séries é de Rosana Teixeira.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade