Jazz, country, sertanejo e samba; relembre a trilha sonora da novela América

Publicado em 27/01/2018

Produzida e exibida em 2005, América foi considerada, na época, a novela mais cara da história da Globo. A trama contava com uma superprodução e se passava em três países: Brasil, México e Estados Unidos. Cidades cenográficas sofisticadíssimas foram erguidas. Uma delas reproduzia a famosa Ocean Drive, em Miami.

O roteiro causou estranheza, no começo. A trama central, de Sol (Deborah Secco), não foi comprada pelos telespectadores e o romance com Tião (Murilo Benício) perdeu força ao longo dos capítulos. Além disso, um elenco gigantesco e muitas histórias paralelas não agradaram o público.

Veja também: Saiba como são os temas musicais do Big Brother ao redor do mundo

Portanto, a tentativa de Glória Perez de unir culturas diferentes, a do rodeio, a carioca, a mexicana e a americana, não funcionou. Muito pelo contrário, causou surpresa porque a escritora havia realizado anteriormente com sucesso O Clone, que com seu exotismo e contraste cultural, conquistou o mundo.

No Brasil, América se recuperou e conseguiu terminar como um sucesso de repercussão. As tramas passaram a funcionar bem separadamente. Além disso, a Globo fez ajustes providenciais para atrair o público. Internacionalmente, porém, foi o único fracasso de Perez depois da novela protagonizada por Jade (Giovanna Antonelli) e Lucas (Murilo Benício), em 2001.

Contudo, a parte musical – é preciso falar – definitivamente foi um dos componentes importantes na recuperação da novela. Ajudou na popularização da novela, que tinha tantos núcleos e muitas tramas paralelas. Havia música hispânica, música country, sertaneja e até jazz. Era uma miscelânea para todos os gostos.

A trilha sonora de América é, de fato, gigantesca, por isso, a coluna Trilha da TV, de hoje, escolheu algumas das que mais marcaram. Qual é a sua favorita?

SOY LOCO POR TI, AMÉRICA

SHE’S A CARIOCA

THE LOOK OF LOVE

MEU ÉBANO

SINFONIA DOS SONHOS

TAKE ME HOME, COUNTRY ROADS

FEITIÇO DA VILA

OS AMANTES

HOME

VIDA DE VIAJANTE

CHATTAHOOCHEE

VOCÊ

UM MATUTO EM NOVA YORK

POR UN BESO

ÓRFÃOS DO PARAÍSO

DON’T

PÉ DO MEU SAMBA

REDNECK WOMAN

NERVOS DE AÇO

Assuntos relacionados:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade