GRANDE ÍCONE

Interpretando papel repetido, Mário Lago gravou O Clone bem debilitado e faleceu meses depois

Dr. Molina é um personagem original de Barriga de Aluguel, também de Gloria Perez

Publicado em 26/10/2021

Quem acompanha hoje O Clone no Vale a Pena Ver de Novo está vendo a atuação de um dos ícones da arte brasileira: Mário Lago (1911 – 2002). Gloria Perez convidou o artista para uma participação, na qual ele deveria interpretar Dr. Molina, seu personagem originalmente de Barriga de Aluguel (1990), outra novela da autora.

Dr. Molina surge em O Clone com a mesma personalidade que exibia na trama mais antiga: é um médico tradicionalista e, por isso, que preserva os princípios éticos da profissão à risca e acima de tudo.

Na trama, o personagem de Mário Lago surge ao lado da pesquisadora científica Miss Brown, papel da igualmente célebre Beatriz Segall, também egressa de Barriga de Aluguel.

Na história de 1990, Miss Brown tinha ideias contrárias às de Dr. Molina, apesar dos dois serem muito amigos. Ambos trabalhavam no mesmo hospital e lideravam experiências com bebês de proveta, ponto principal do enredo.

Beatriz Segall e Mário Lago como Miss Brown e Dr. Molina em Barriga de Aluguel (1990)
Beatriz Segall e Mário Lago como Miss Brown e Dr Molina em Barriga de Aluguel 1990

Juntos em O Clone, os personagens atuam como uma espécie de conselheiros de Albieri (Juca de Oliveira), o médico protagonista da trama, que é responsável por fazer o primeiro clone humano da história.

Com sabedoria, os especialistas participam da discussão acalorada sobre a clonagem humana, que na verdade é o pano de fundo da história escrita por Gloria Perez. A temática escolhida pela autora, inclusive, estava em alta à época, pois o médico italiano Severino Antinori que faria primeiro clone humano.

Curiosamente, a declaração do profissional foi proferida um mês depois da estreia do folhetim, fazendo a audiência explodir. Foi um momento de sorte não só para a escritora como para a Globo também.

Última novela de Mário Lago

Dr. Molina em O Clone foi o último trabalho de Mário Lago na TV. Quando foi convidado por Gloria Perez, o multiartista já vinha sofrendo com enfizema pulmonar e estava bem debilitado. Sendo assim, em meio às gravações, precisava fazer pausas para aspirar oxigênio.

Em janeiro de 2002, Lago precisou ser internado em decorrência de uma pneumonia bacteriana. Poucos meses depois, no final de maio, faleceu por conta de uma complicação respiratória, em sua casa, no Rio de Janeiro, aos 90 anos.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade