Inspirado na Globo, YouTube promove novela sem globais: “Não dão audiência”

Publicado em 21/05/2019

Se a Globo conta com o Projac, atual Estúdios Globo, a Record o Recnov, o Youtube tem Youtube Space Rio. E foi lá que a primeira novela pensada para a plataforma ganhou vida. Em parceria com o canal Galo Frito, o serviço de streaming, que cedeu os estúdios, lança a partir do dia 23/05, 21h, em 13 capítulos, Cuscuzes Apaixonados, sem um elenco de globais. O casting tem 25 criadores de conteúdo brasileiros. A única exceção é a presença do ex-Casseta & Planeta, Urgente Marcelo Madureira, que nunca fez novelas.

Cuscuzes Apaixonados conta a história de Gracinha (Mederi Corumbá), uma ingênua menina vinda do interior. Ao chegar no Rio de Janeiro, ela é atropelada por Vanderley (Tiago Cadore), empresário bem sucedido e presidente da Império do Cuscuz. É paixão à primeira vista. E se inicia assim um caso de amor proibido e várias confusões entre os núcleos.

Com Globo

Donos do canal Galo Frito, Mederi Corumbá, ex-colaborador do Casseta, Juliana Martins e Tiago Cadore, são os donos das sinopses, mas, ao mesmo tempo, contaram com o apoio de dois colabores com vasta experiência em tramas Globais, Felipe Flexa e Letícia Dornelles. Esta última, trabalhou ao lado de Manoel Carlos em Por Amor, em reprise no Vale A Pena Ver de Novo. “Eles deixaram com cara de novela mesmo. Tem núcleo da mansão, das empregadas, eles deram a estrutura, nós as falas, foi um complemento”, explicam o trio que deu total liberdade ao elenco para improvisar em cena.

Questionada sobre a ausência de atores sem contratos com Globo, Record e SBT na novela, a direção de Cuscuzes Apaixonados apontou para uma transformação no mercado de dramaturgia. “Pra quê contratar atores se tem gente tão boa dentro do Youtube? Ninguém foi contratado. A galera se juntou pra fazer esse projeto. Fica uma visualização tanto para eles quanto para a gente. E também para mostrar uma nova faceta. Tanto criadores bons que nunca tiveram uma chance de atuar… Não que a gente não pense, no futuro, em chamar atores”.

Sem Globo

De acordo com João Branco, gerente de Parcerias para Top Criadores e Figuras Públicas do YouTube Brasil, a maioria de atores de TV não têm audiência no Youtube. “É mais fácil trazer uma audiência que já está acostumada com a plataforma, do que trazer alguém de outra plataforma”. Além disso, o profissional aponta o notório o crescimento nas buscas por consumidores das classes mais baixas, mas isso não quer dizer que eles busquem conteúdos relacionados aos folhetins clássicos da TV.

Inspirações

A saber, entre as novelas que inspiraram a equipe estão Morde & Assopra, por conta da relação entre os personagens de Mateus Solano e Flavia Alessandra, Ícaro e Naomi, humana e robô. E A Usurpadora com o trisal Paola, Paulina e Carlos Daniel. Por fim, cogita-se um spin-off de algum personagem da websérie em tom de critica ao formato que se consagrou no Brasil. Sem patrocínio, Cuscuzes Apaixonados cita marcas conhecidas do grande púbico e artistas, mas sempre em tom de piada.

Assuntos relacionados:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade