Crime

Ilha Record: Antonela vai processar Lucas Selfie por Xenofobia

Influenciador fez comentário sobre argentina deixar o Brasil e voltar para seu país

Publicado em 09/08/2021

Lucas Selfie, em conversa com o Abacaxi Hudson da Ilha Record, disse que Antonela poderia deixar o Brasil e voltar para a Argentina, país de qual ela é natural: “Tá fazendo hora extra aqui e no Brasil, pode voltar para a Argentina”, disse o influencer. O comentário foi veiculado em um vídeo no YouTube e gravado enquanto os participantes ainda estavam em confinamento.

Por isso, Antonela não teve conhecimento do vídeo até a publicação. Em nota, a exploradora da ilha disse que: “Não sou a primeira participante de reality show a ser hostilizada pela sua origem. Isso infelizmente é um ato recorrente, mas que não deve mais acontecer”.

A sua assessoria de imprensa, após os comentários do influencer revelou que vai processar o participante pelo crime de xenofobia: “Mediante a comentários de cunho xenofóbico promovido por alguns participantes em relação a Antonella no programa ‘A Ilha’, a mesma com sua equipe de assessoria, declaram: É inconcebível nos dias de hoje uma pessoa ser julgada por sua origem. Devemos nos esforçar para sermos conscientes e não nos deixar levar por preconceitos internalizados, mesmo diante de situações de embates pessoais”.

Essa situação vem para ilustrar o quanto é necessário ampliar o nosso olhar diante da diversidade, nos desprendendo de estereótipos, até mesmo os criados por conta da rivalidade no futebol. O mundo mudou, as pessoas mudaram e essa atitude não será mais tolerada. Medidas legais serão acionadas de acordo com o Código Penal Brasileiro (Art. 140 parágrafo 3o.), cuja pena pode chegar a três anos de reclusão”, finaliza a nota.

O crime de xenofobia caracteriza-se por comentários ou ações que difamam uma pessoa por causa do seu local de origem, cultura, religião ou hábitos. Essas falas podem estar mascaradas por trás de piadas ou escancaradas, em forma de violência física, assédio moral ou estereótipos. Confira o vídeo de Lucas Selfie:

Confira a cobertura completa de Ilha Record no Observatório da TV e em nosso canal no Youtube

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade