Realidade

Iara Jamra fala sobre cenas de violência doméstica em Amor Sem Igual: “Alerta para sociedade”

27,4% das mulheres já sofreram algum tipo de violência

Publicado em 13/03/2020

Em Amor Sem Igual, a atriz e comediante Iara Jamra vive um desafio ao  interpretar o drama enfrentado pela personagem Yara. Após descobrir a traição do marido, ela foi humilhada e agredida com tapas por Ernani (Paulo Reis). 

Em entrevista ao R7, a atriz revelou que não foi fácil gravar as cenas em que a personagem foi vítima de violência doméstica:

“A situação é um misto de desesperança e vergonha para Yara. Principalmente porque ela achava que o marido era o companheiro para toda vida, mas, de repente, descobre a traição e sofre uma violência quando menos espera”.

Mais do que violência física, a personagem também sofreu pressão psicológica ao ser ameaçada de morte. Apesar de tudo, Yara não se intimidou e ouviu os conselhos dos amigos da Casa Dia Feliz, que a convenceram a denunciar o caso na Delegacia da Mulher.

Apesar da dor, a mulher tem que ir atrás dos direitos dela. É uma questão de justiça denunciar. Espero que eu tenha passado o recado”, disse a atriz.

Para Iara, a violência sofrida pela personagem retrata a vida de muitas mulheres fora da ficção, principalmente, por mostrar uma agressão dentro de uma relação conjugal.

De acordo com os últimos dados divulgados pelo Fórum Brasileiro de Segurança Pública, 27,4% das mulheres já sofreram algum tipo de violência no ano passado no Brasil, dentre elas, 76,4% conhecem os agressores.

“É altíssimo o índice de mulheres que sofrem violência dentro de casa. Mostrar isso em uma novela é despertar um alerta para nossa sociedade“, concluiu Iara Jamra.

A partir de terça-feira (21), substituindo Amor Sem Igual, entra no ar a reprise da novela Apocalipse, exibida originalmente em entre 2017 e 2018 na Record TV.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade