Totalmente Demais

Helio de La Peña relembra atuação em sua primeira novela: “Um negro pode ser o advogado de uma grande empresa”

O "Casseta" fala dos desafios que enfrentou em sua primeira novela

Publicado em 17/04/2020

Em Totalmente Demais, Hélio de La Peña vive Zé Pedro, um homem devotado. Ao casamento com Dorinha (Samantha Schmütz) e ao trabalho na Bastille. A mesma dedicação que oferece à mãe de seus dois filhos, Maria (Juliana Louise) e João (Leonardo Lima Carvalho), ele entrega ao chefe Germano (Humberto Martins).

Apesar de só ter colocado Florival (Aílton Graça) na cadeia até pagar a pensão dos filhos para ficar bem na fita com Fabinho (Daniel Blaco), o filho do patrão, o advogado da empresa de cosméticos tem bom coração. Faz de tudo para agradar à mulher, com quem tem uma relação amorosa e divertida. Fruto da bem-sucedida tabelinha de humoristas formada com Samantha Schmütz, que ele relembra na entrevista abaixo.

Que recordações a novela traz para você?

As minhas lembranças são do alto astral nos bastidores e nas gravações. A gente tinha um ambiente ao mesmo tempo sério e divertido, formamos uma grande família, elenco, direção, produção. Destaco a parceria com a Samantha Schmütz, sempre divertida, e com o Humberto Martins, com quem contracenei muito. Minha família fazia a maior zona na casa da Carol (Juliana Paes).

Que lugar Totalmente Demais ocupa na sua carreira?

Foi a minha primeira e única novela até hoje, com um elenco de primeira e o desafio de apresentar um outro tom de humor me levaram a aceitar o convite. Foi muito legal experimentar um humor mais realista. O Casseta & Planeta, Urgente! tem um tom mais exagerado, sobretudo nos personagens. Na novela, tive que baixar a bola, trabalhar numa frequência mais sutil. Foi muito legal a experiência.

Fale do perfil do seu personagem.

Zé Pedro faz contraponto à sua mulher, Dorinha (Samantha), é um advogado sério, mas o público esperava por um momento em que ele se revelaria um picareta, o que não aconteceu. Me diverti com a expectativa dos fãs, causada pela imagem criada pelo Casseta & Planeta. Ali, ao contrário do que se costuma ver, um negro pode ser o advogado de uma grande empresa, caso do meu Zé Pedro. A novela mostra um pouco da vida no subúrbio (núcleo de Curicica), do sufoco dos moradores de rua na Lapa, ao mesmo tempo em que expõe o glamour do mundo da moda e da Barra da Tijuca. A melhor forma de combater o racismo estrutural é mostrando que é possível escalar negros para outros papéis, além dos clássicos bandido-traficante-policial.

Como está sua rotina durante a pandemia?

É uma situação estranha. Ficamos todos presos em casa, as ruas estão desertas, sinto falta do meu esporte, que é a natação de águas abertas. Acordar todo dia na mesma dá a sensação de Dia da Marmota, como vive o Bill Murray no filme Feitiço do Tempo. Mas não tenho do que reclamar. Tenho o privilégio de morar numa casa ampla e confortável. Minha família está toda bem instalada. Estou preocupado com as mães das favelas, que sabem da importância do confinamento, enquanto não sabem como vai ser o dia de amanhã.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade