Streaming

HBO Max anuncia o desenvolvimento das telesséries, as novelas curtas da plataforma

Mônica Albuquerque comanda o setor e Silvio de Abreu irá supervisionar as produções

Publicado em 29/10/2021

Com o objetivo de expandir o investimento em produções locais e dar voz aos talentos nas telas e por trás das câmeras, a HBO Max acaba de anunciar a formação de seu novo núcleo de telesséries para a América Latina.

O setor será comandado pela atual head de Talentos Artísticos da WarnerMedia Latin America, Mônica Albuquerque. Para dar ainda mais potência à iniciativa, a marca traz Silvio de Abreu, como talento exclusivo para acompanhar o desenvolvimento das telesséries da HBO Max. Nessa nova função de showrunner, Silvio trabalhará diretamente com os autores e diretores latino-americanos em todas as produções.

Segundo Tomás Yankelevich, Chief Content Officer da WarnerMedia Latin America, “desde que a Monica chegou à companhia, com a responsabilidade de fazer a interlocução com os talentos artísticos, a gente vem pensando na criação de um núcleo de telesséries. É um formato que representa muito a criação artística da América Latina. Temos, em todos os países, uma tradição consolidada de nos expressarmos através desse tipo de narrativa, ao mesmo tempo tão popular e tão sofisticada. Nossa dramaturgia tem muito para compartilhar com o mundo. E nos últimos anos, com o desenvolvimento das séries americanas, assistimos claramente a busca pelo arco longo, tão característico dos folhetins que já habitavam as telas da América Latina há muito tempo. Por isso escolhemos a Monica para implantar esse projeto e levá-lo adiante. Ela conhece profundamente o gênero, os talentos, sabe montar times e coordenar projetos complexos. E o time que está sendo montado é muito competente. Tenho certeza que, sob a liderança da Monica, vamos desenvolver conteúdos muito interessantes e atraentes para nossa audiência”, completa Tomás.

As telesséries serão produções de dramaturgia com estrutura narrativa moderna, com cerca de 50 capítulos, trazendo conteúdo de ficção em formato híbrido que combina a base do melodrama com o ritmo de série. As telesséries têm o objetivo de se conectar de forma única à audiência brasileira e de toda região que tanto vibra, torce e se emociona com histórias nesse formato.

Estamos muito confiantes no desenvolvimento desta nova área. Acreditamos na força do melodrama para atrair as audiências globais. Nosso objetivo é contar estas histórias com o ritmo das séries, com uma sólida estrutura narrativa e trazendo temas relevantes e urgentes. O Brasil é um celeiro de talentos e ideias. Os criadores dessas histórias ajudaram a construir um mercado respeitado e premiado internacionalmente. E Silvio de Abreu – além de um grande parceiro e amigo – é, sem dúvida, um dos mais importantes nomes da dramaturgia do país. Com este novo núcleo seremos capazes de ampliar nosso foco para toda a América Latina e criar parcerias importantes não apenas no Brasil mas também em outros países como México, Colômbia e Argentina. É uma honra contar com o talento, conhecimento e dedicação do Silvio nos novos planos e estratégias de conteúdo da HBO Max.”, comenta Mônica Albuquerque.

Formado em cenografia, Silvio de Abreu iniciou sua carreira profissional como ator, depois como diretor, mas consagrou-se como autor. Após experiências nas TVs Tupi, Excelsior e Bandeirantes, ele estreou na Globo. Com uma brilhante e longeva carreira na emissora carioca, onde esteve até o inicio de 2021, Silvio lançou sucessos de audiência como A Guerra dos Sexos (1983), Cambalacho (1985), Sassaricando (1987), Rainha da Sucata (1990), A Próxima Vítima (1995), Belíssima (2005), Passione (2010) entre outras e, em 2015, migrou para a carreira executiva, como Diretor de Gênero de Dramaturgia, onde revelou mais de vinte novos autores, abrindo espaço para novas ideias e formatos.

“Estou muito feliz com esta nova caminhada e já me sinto em casa com um time tão competente, que já tive o prazer de conhecer em outras oportunidades. Criar narrativas e trazer temas relevantes que façam com que a audiência se envolva, se identifique e gere impacto na sociedade são combustíveis para este desafio que, tenho certeza, vai render muitos projetos incríveis”, afirma Silvio.

O núcleo de Telesséries também contará com a expertise de Joana Jabace, diretora artística responsável por acompanhar os projetos desde a escolha do tema, do casting e da equipe das produções em toda América Latina.

Ter a Joana no time nos permite garantir um alinhamento no olhar artístico de todas as produções. Além de dirigir diretamente alguns projetos, Joana também supervisionará outros. E isso é muito importante para desenvolvermos uma linguagem e uma assinatura artística da nossa linha de Telesséries. O time se completa com a chegada de Barbara Monteiro de Carvalho, nossa Diretora de Produção, que estará a frente de todo o processo produtivo, na equipe de Ricardo Pichetto, Head de Produção da WarnerMedia Latin America. É um time estratégico e competente que buscará trabalhar com os melhores talentos do mercado latino-americano: criadores, atores, produtores e técnicos.”, completa Albuquerque.

Esse novo anúncio também faz parte do objetivo da marca em desenvolver mais de 100 produções locais nos próximos dois anos. Todos esses novos títulos serão exclusivos para a plataforma HBO Max sob a marca Max Originals.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade