RedeTV!

Há sete anos na bancada do RedeTV News, Amanda Klein deixa sua marca no telejornalismo e se projeta para o futuro

"Me sinto realizada", garante a jornalista

Publicado em 16/09/2019

Na RedeTV! desde 2011, a jornalista Amanda Klein (39), que chegou na emissora para integrar o time de repórteres, hoje completa sete anos na bancada do RedeTV News, o jornal carro-chefe da emissora de Amilcare Dallevo e Marcelo de Carvalho. Com passagens por emissoras como All TV, Band, Band News e SBT, a profissional especializada em Economia, também se projetou no mercado financeiro quando trabalhou na bolsa de valores (BMF-Bolsa e Mercados Futuros).

Em um ano e meio na emissora, Klein assumiu o programa de entrevistas É Notícia. De lá para cá, a companheira de bancada de Boris Casoy se tornou a cara do telejornalismo clássico que conhecemos, sempre calçada em autodomínio da palavra, da presença, e, uma postura que, ao mesmo tempo que transmite credibilidade, não se deixar cair no que pode-se chamar de ‘antiquado’ ou ultrapassado.

Amanda Klein, com o sustento da infraestrutura disponibilizada pela RedeTV!, apresenta algo de novo em cada projeto ou formato que lhe é ofertado como missão. Talvez a rapidez de raciocínio ou a sensibilidade e precisão na hora de emitir a informação, justifique a imagem de ‘jornalista disciplinada’ que temos dela.

Apaixonada pelo que faz, a profissional salientou durante entrevista ao Observatório da Televisão, que a RedeTV!, de certa forma, revolucionou a linguagem do jornalismo com a integração das mídias alternativas e aproximação com o público. “Acho que sim, foi uma revolução“, opina ela, sobre as versões anteriores do ‘News‘, quando dividiu apresentação com Luciano Faccioli, Augusto Xavier, Renata Maranhão e Cláudia Barthel.

Hoje, sobre estar ao lado de Boris Casoy, um dos jornalistas mais importantes e relevantes da história da televisão brasileira, Amanda é só elogios. “São dois anos que estou com o Boris Casoy, e, é um aprendizado, uma experiencia enorme. Ele é uma lenda viva e a gente tem uma convivência muito gostosa e engraçada“, revelou então, sobre o amigo com mais de 50 anos de contribuição ao telejornalismo.

Embora a imagem de mais sério, sisudo, ele é engraçado até mesmo quando está ranzinza ou de mau humor. A gente dá risada. Ele canta antes de entrar no ar, é muito legal!“, se divertiu a jornalista ao relembrar momentos ao lado do ex-Band.

Amanda Klein e Bóris Casoy
Amanda Klein e Bóris Casoy Divulgação RedeTV

Rigorosa com os princípios da profissão, quem vê Amanda Klein diante das câmeras, pouco, ou quase nunca viu ela errar, e, nisso, vale salientar, tudo no ao vivo. “Errar também faz parte“, ressaltou. “Eu não tenho medo de errar. Eu acho que o erro é parte do ao vivo e é o que humaniza, é o que torna mais real e o que nos aproxima das pessoas. E mesmo, quando você vira meme [no caso, eu já virei meme, quando durante uma entrevista que o cara não entendia meu sobrenome, eu dou risada]”, contou ela sobre uma das gafes ao vivo mais relembradas da televisão brasileira.

O caso ocorreu em 2015, quando Sr. Jorge Sucupira, na época, Presidente da Associação Brasileira de Pilotos e Proprietário de Aeronaves, não entendeu a pronuncia do sobrenome Klein, de origem alemã.

Amanda Klein no É Notícia
Amanda Klein no É Notícia Divulgação RedeTV

“Às vezes as pessoas acham que eu fico chateada, mas não, aquilo faz parte, quem nunca passou por isso? São tantos anos de bancada. Temos que assumir quando erramos“.

Quando o assunto é o temido ao vivo, o brilho nos olhos da jornalista se radiam. “É uma delicia, é a melhor coisa. É o que dá adrenalina e a endorfina do jornalismo. É bom quando tem um dia quente. A política sempre está muito viva e presente no jornal, e, eu amo política, economia, notícias de internacional“, listou, apontando para a turbulenta vida de um jornalista.

O jornalista de tédio não morre! Não enjoa, tem dias que realmente são excitantes“, garante a ex-aluna da PUC de São Paulo.

Compromissada com a notícia quase 24 horas por dia, Amanda Klein conta sobre todo o processo de trabalho da qual está imersa. “Hoje, com tantos meios de comunicação, tudo digital, informatizado, eu já acordo lendo os jornais do dia, eu adoro jornal em folha de papel, tomo o meu café da manhã com meus jornais, também leio na internet e depois ouço rádio, indo para a academia, estou sempre no twitter e nos meios digitais. Eu fico completamente preparada, eu gosto, eu amo, e mesmo nas folgas eu faço a mesma coisa. É quase um ritual, vira um hábito, é uma rotina de acordar e sempre fazer isso“, explicou ela.

A jornalista Amanda Klein anunciou que está grávida de quatro meses (Reprodução: RedeTV!)
A jornalista Amanda Klein anunciou que está grávida de quatro meses Reprodução RedeTV

Klein chega na sede da RedeTV! sempre depois do almoço. A emissora fica localizada em Osasco, Região Metropolitana de São Paulo. Após passar pela maquiagem (processo natural de quem trabalha em TV), ela se prepara para fazer a sua primeira entrada ao vivo do dia, dentro do A Tarde É Sua, atração de Sonia Abrão.

Ali eu já tenho uma introdução do que será o jornal“. Depois disso a jornalista analisa o Espelho do ‘News’ [O Espelho (ou script) nada mais é que o nome dado a um cronograma planejado pelo Editor-Chefe do telejornal para ser seguido por todos].

Vejo se está faltando alguma coisa, faço aquela pesquisa, falo com as fontes. Como eu acabo trazendo muitos políticos pelo É Noticias, tem sempre coisas para apurar, ou eu ligo, ou mando mensagem. O jornalismo é 24 horas por dia, e, quando chego em casa continuo vendo jornal“.

O RedeTV News, em termos de audiência, se mantém entre os destaques da emissora no prime time (horário nobre). A jornalista analisa os números como uma importância, porém, afirma não ser movida pela audiência. “Claro que olho [os números], é importante, mas eu assisto os concorrentes, a gente aprende com eles também. Eu acho que a gente vê muita coisa boa na concorrente também, e vê o que você fez melhor, ou o que não estava legal e pode melhorar, tem que ter este parâmetro essa comparação“, disse.

Prestes a dar à luz Dudu, seu primeiro filho, fruto da relação com o empresário Paulo Ribeiro de Barros, Amanda Klein já tem alinhado seu futuro nos próximos meses, que será de dedicação total ao filho. Ela sairá de licença maternidade e em seu lugar Salete Lemos e Cláudia Barthel se revesarão na bancada, ao lado de Boris.

Quanto ao seu futuro na RedeTV!, ela conta estar muito feliz com o trabalho que vem desenvolvendo em ambas as atrações jornalisticas, e, é só agradecimentos à emissora e ao amigo, Franz Vacek, Superintendente de Jornalismo, Esporte e Digital.

Me sinto muito realizada profissionalmente. Para mim é um prazer trabalhar. Ano que vem já tem eleição de novo e eu penso neste calendário eleitoral, terão os debates e uma série de entrevistas, sabatinas e abrir esses milhões de possibilidade. A gente explora isso, a RedeTV! faz questão de estar presente politicamente nas eleições. É um cobertura ampla e isso é muito bacana. O jornalismo tem nos brindado com anos muito dinâmicos. Estamos felizes em termos de noticia e a gente tem que combater a desinformação. O jornalista tem um papel mais importante que nunca. A credibilidade da mídia de uma maneira geral tem sofrido. A gente tem que combater que é um momento muito ciente do seu trabalho e da sua contribuição com a sociedade“, finalizou.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade