Há 6 anos, a Band estreava o game Quem Fica em Pé?, apresentado por Datena

Publicado em 09/04/2018

José Luiz Datena participou da cobertura de esportes e do carnaval na Rede Globo, nos anos 1980, e depois nas TVs Bandeirantes e Record, onde iniciou sua carreira de jornalista policial no comando do Cidade Alerta. Há mais de 10 anos tem uma audiência fiel à frente do Brasil Urgente, que atualmente ocupa mais de três horas da grade da emissora do Morumbi – à parte uma escapada rápida de volta para a Record, durante seis semanas em 2011.

Após quebrar duas costelas, Datena grava piloto de novo programa

Mas o que muitos não sabem, ou não se recordam mais, é que Datena já esteve à frente de programas bem diferentes na Band, e um deles hoje completa 6 anos de sua estreia: em 9 de abril de 2012 entrava no ar o Quem Fica em Pé?. No momento em que o apresentador vai retomar uma vertente diferenciada em seu trabalho na televisão – um programa de variedades dominical intitulado Agora É Com Datena, com estreia prevista para o dia 15 – é válido relembrar essa passagem de sua carreira.

Depois de desmaiar e ser internado, Datena recebe alta de hospital

Adaptado de um formato da norte-americana NBC-Universal, o programa trazia um Datena muito diverso do que estamos acostumados a ver nos finais de tarde: sorridente, calmo, tranquilo e sinceramente simpático e empolgado diante do êxito dos participantes.

O programa era um game show no qual os participantes ficavam postados sobre uma comporta no chão do estúdio, que se abria e os fazia despencarem no caso de errarem as respostas – daí o nome Quem Fica em Pé?. Um dos integrantes, chamado de “líder” das partidas, desafia outros dez a ficarem em pé, ou seja, acertarem todas as perguntas feitas. A partida chegava ao final quando por acaso o líder caía no buraco, todos os dez desafiados caíam e o líder vencia ou se o líder parasse no meio do jogo com o valor em dinheiro conquistado até ali. O prêmio máximo era de 100 mil reais para o candidato que derrotasse os dez oponentes e ficasse em pé todo o tempo.

A audiência da emissora se elevou no horário de apresentação do jogo em relação a dias e atrações anteriores da mesma faixa – 22h, às segundas, terças e quintas-feiras –, mas ao mesmo tempo não foi uma elevação tão significativa assim. Em 2013, numa segunda temporada levada ao ar a partir de setembro, o programa foi exibido aos domingos, dias nos quais já havia sido testado algumas vezes na temporada anterior, mas depois foi transferido para as noites de quinta-feira por ter obtido resultados aquém do desejado.

José Luiz Datena sofreu um acidente na semana passada numa lanchonete que fica nas dependências do Grupo Bandeirantes de Comunicação e, por esse motivo, não é de se estranhar que a estreia de Agora É Com Datena fique para um ou dois domingos adiante do previsto. Apresentada como uma atração que buscará novos valores da cena musical brasileira, a nova investida do apresentador é merecida, diante do sucesso conquistado na emissora há tanto tempo e para que ele possa respirar novos ares, deixando o Brasil Urgente para seu filho, Joel Datena – que de tão parecido com ele em tantos aspectos, nada deixará a dever ao pai à frente do programa policial.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade