Há 52 anos, estreava no Brasil a TV Globo, atualmente a segunda maior emissora do mundo

Publicado em 26/04/2017

Fundada pelo jornalista Roberto Marinho, no dia 26 de abril de 1965 estreava a TV Globo. O início de um sucesso mundial aconteceu por volta das 10h45 daquele dia com o programa infantil Uni Duni Tê.

Com sede no Rio de Janeiro, a emissora apostou em infantis para conquistar o público brasileiro. A série Capitão Furacão foi uma das apostas.

6 desenhos exibidos pela TV Globinho que deixaram saudades

O telejornal Tele Globo, que mais tarde se tornou Jornal Nacional, atualmente é o principal noticiário do Brasil. No passado, marcou os telespectadores com notícias impactantes tendo em seu comando apenas homens. Fracassada em seus primeiros meses no ar, a platinada optou por contratar Walter Clark para o cargo de diretor-geral, que na época tinha 29 anos, para se consolidar de vez em terras tupiniquins. O resultado? Deu certo e Clark é um dos principais responsáveis pelo que o canal representa atualmente.

Ações 

O jornalismo da empresa dos Marinho foi o pontapé inicial para as ações sociais da casa. Com a cobertura da tragédia de 1966, na capital carioca, que sofreu uma das suas piores inundações causando a morte de mais de cem pessoas e deixando milhares de desabrigados, a Globo usou seu noticiário para arrecadar doações de alimentos.

Atualmente, a emissora segue o modelo de ações sociais apoiando o “Criança Esperança”, uma das principais maratonas solidárias da nossa TV.

A liderança de audiência 

A Rede Globo cresceu na medida que conquistou a confiança do público. Com sua evolução, a empresa comprou emissoras próprias: São Paulo das Organizações Victor Costa e em Belo Horizonte de João Batista do Amaral.

Hoje, o canal é transmitido em território brasileiro e internacional. Além disso, tem um grupo de fortes afiliadas em todos os estados do país e em cidades grandes do interior.

A programação da emissora passou a ser transmitida em cores em 1977 com os folhetins e telejornais. Dois anos mais tarde, a emissora apostou em alta tecnologia para o seu crescimento.

A liderança em audiência veio com novelas como Vereda Tropical e O Tempo e o Vento.

Atualmente

Hoje, o Grupo Globo é a principal empresa de telecomunicações de nosso país. Com uma programação estruturada e de ótima qualidade, o canal segue apostando firmemente em novelas, segmento que é o mais assistindo pelos brasileiros.

Líder absoluta de audiência e com faturamento que chega a ser mais que o dobro de suas principais concorrentes, a Globo não para e atualmente é a segunda maior emissora de TV do mundo, ficando atrás apenas da ABC, dos EUA.

Além disso, o grupo tem a GloboSat, que disponibiliza canais destinados à TV Paga. MultiShow, GNT e outros conquistam boa parte da audiência do telespectador por assinatura.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade