Há 41 anos, estreava a novela O Casarão

Publicado em 07/06/2017

No dia 7 de junho de 1976, na faixa das oito da noite na Globo, estreava a novela O Casarão. Escrita por Lauro César Muniz, a trama ousou ao narrar uma saga familiar em três tempos simultaneamente.

A trama de O Casarão se passava em 1900, de 1926 a 1963, e o tempo atual (1976), e abordava a decadência das tradicionais oligarquias cafeeiras paulistas. Em Sapucaí, fictício município de São Paulo, no ano de 1900, Deodato Leme (Oswaldo Loureiro), um influente senhor de terras, consegue fazer com que um sistema ferroviário seja instalado em sua propriedade, a grande Fazenda Água Santa. E é ali que ele constrói um suntuoso casarão, onde irá morar três gerações de sua família. O casarão é o cenário da obra que atravessa boa parte do século 20.

A história da primeira geração, que se passa entre 1900 e 1910, é centrada em Maria do Carmo (Analu Prestes), filha de Deodato, que se apaixona por um imigrante português, Jacinto de Souza (Tony Correia). No entanto, por causa do interesse de Deodato na construção da ferrovia, ele obriga a filha a se casar com Eugênio Galvão (Edson França), engenheiro responsável pela obra. Entretanto, depois do casamento, Eugênio arma uma emboscada e mata o próprio sogro, assumindo o controle político da região.

Já a segunda geração, que se passa entre 1926 e 1936, mostra a cidade de Sapucaí em pleno progresso. No casarão, Carolina (Sandra Barsotti), filha de Maria do Carmo, também é obrigada a se casar contra a sua vontade. O escolhido da família é Atílio (Dennis Carvalho), filho de Jacinto. No entanto, Carolina se apaixona pelo artista plástico João Maciel (Gracindo Junior), o que a faz sofrer muito, já que a família a obriga a não vê-lo mais. O período retrata a decadência da Fazenda Água Santa, em razão do crescimento de Sapucaí.

Por fim, a terceira geração do casarão vive no ano de 1976, num momento em que as terras de Água Santa diminuíram drasticamente. A industrialização e o êxodo rural fazem com que a fazenda entre em derrocada, obrigando os filhos de Atílio (Mario Lago) e Carolina (Yara Côrtes) a transformar a fazenda num grande loteamento. No entanto, o casarão é ameaçado diante da possibilidade da construção de uma nova estrada de ferro no local. Neste contexto, João Maciel (Paulo Gracindo) está de volta, fazendo renascer o amor em Carolina. No fim, o casarão é finalmente destruído por causa da nova ferrovia. Atílio morre, e Carolina decide retomar sua relação com João Maciel. Na cena final, Carolina chega à Confeitaria Colombo para encontrar João e pergunta: “estou muito atrasada?”. Ao que ele responde: “só quarenta anos”.

O Casarão é uma das novelas mais importantes da carreira de Lauro César Muniz, um dos novelistas pioneiros da televisão brasileira, e é considerada uma de suas principais obras. Parte da história foi recontada pelo mesmo autor na novela Cidadão Brasileiro, exibida pela Record no ano de 2006. Antonio Maciel (Gabriel Braga Nunes) tem esse nome como uma fusão entre Antonio Dias, protagonista de Escalada, e João Maciel, de O Casarão. Assim como o Maciel de O Casarão, o Maciel de Cidadão Brasileiro também demora anos para concretizar seu amor com Carolina (Carla Regina), e a fazenda onde se passa a história remete ao próprio casarão da trama de 1976.

O Casarão ganhou uma “reprise relâmpago” em horário nobre na Globo, no ano de 1983, substituindo a novela Sol de Verão. A trama de Manoel Carlos foi encurtada em razão da morte de Jardel Filho, o protagonista, e sua sucessora, Louco Amor, de Gilberto Braga, ainda não estava pronta. Assim, foi exibidoa na faixa das 20h um compacto de O Casarão, com somente 18 capítulos (contra 168 capítulos da primeira exibição).

O Casarão foi exibida entre 7 de junho e 10 de dezembro de 1976, substituindo Pecado Capital e sendo substituída por Duas Vidas. Foi dirigida por Daniel Filho e Jardel Mello, com Daniel Filho como diretor-geral.

Leia também:

Há 34 anos, estreava a primeira versão de Guerra dos Sexos

Reveja a cena do reencontro de João Maciel e Carolina em O Casarão:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade