Há 36 anos, estreava o game show É Proibido Colar, com Antônio Fagundes

Publicado em 23/05/2017

Você sabia que o ator Antônio Fagundes já teve seus dias de animador de televisão? Ele, ao lado de sua então esposa, a atriz Clarisse Abujamra, comandou o game show É Proibido Colar, um grande sucesso da TV Cultura. A atração estreou em 23 de maio de 1981 e fez história na televisão brasileira.

Alguns anos antes de o Passa ou Repassa se tornar uma febre entre os estudantes, É Proibido Colar testava os conhecimentos gerais de alunos da rede de ensino público de São Paulo. Cheio de provas que testavam tanto as habilidades mentais quanto as físicas dos participantes, É Proibido Colar chegava a durar quatro horas de duração, exibido sempre nas tardes de sábado da TV Cultura.

Apesar do nome que remetia às provas escolares, É Proibido Colar, na verdade, proporcionava muita diversão aos participantes, em jogos de habilidades e conhecimentos diversos. Entre os jogos, estava o “Vamos Fazer Arte”, no qual os estudantes tinham que desenhar, esculpir ou pintar; o “Jogo da Memória”, um teste para ver quem conseguia absorver o maior número de informações; e também o “Teste de Conhecimentos”, que testava os alunos com uma bateria de perguntas sobre o currículo escolar. Outros jogos famosos eram o “Jogo da Mímica”, o “Jogo da Arca” e o “Labirinto”, provas que tiravam o fôlego da audiência.

A cada edição, o programa contava com um júri, que definia os vencedores em algumas das provas. Uma delas era a “Seção Livre”, no qual os colégios tinham a liberdade de fazer qualquer tipo de apresentação artística e cultural. Muitos cantavam, dançavam ou mostravam habilidades menos convencionais, para divertimento dos apresentadores e da plateia. No final do programa, a escola vencedora ganhava prêmios, normalmente itens para melhorar a qualidade do ensino das instituições.

É Proibido Colar revelou, ainda, o ator e apresentador Gérson de Abreu. Foi após uma participação dele com sua escola na atração que ele seguiu carreira na televisão, tendo emplacado trabalhos em programas infantis de sucesso, como X-Tudo, na própria Cultura, e Agente G, na Record. Gérson apareceu no game interpretando um cozinheiro e chamou a atenção da cúpula da Cultura, que o convidou para fazer um teste na emissora. Depois disso, ele apareceu como repórter do programa Tempo de Verão, participou de programas como Bambalalão, Caleidoscópio, Sábado Vivo e Som Pop, até estrear no X-Tudo em 1992 e se tornar um ídolo infantil. Gérson também fez vozes de personagens do Castelo Rá-Tim-Bum, e fez trabalhos na teledramaturgia, como na novela Estrela de Fogo (Record) e na minissérie Aquarela do Brasil (Globo). O ator faleceu em 2002, aos 38 anos, vítima de infarto.

É Proibido Colar fez tanto sucesso na TV Cultura que ficou no ar até dezembro de 1984, sempre com boa audiência e intensa participação de escolas. Depois desta experiência, Antônio Fagundes ainda apareceria como apresentador em outra oportunidade: no programa Você Decide, da Globo, em 1992. Já Clarisse Abujamra nunca mais foi apresentadora de TV, seguindo com seu trabalho de atriz no cinema e no teatro, além da televisão, onde atuou em séries e novelas da Globo, Record, SBT e Band.

Há 19 anos terminava Por Amor, uma das mais queridas novelas de Manoel Carlos

Veja a entrevista com Clarisse Abujamra, falando sobre o É Proibido Colar, no programa Cultura Retrô, em 2011:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade