Há 18 anos, entrava no ar a RedeTV!

Publicado em 15/11/2017

No dia 15 de novembro de 1999, a RedeTV! lançava, oficialmente, sua primeira grade de programação. A emissora já operava provisoriamente desde maio daquele ano, com o nome TV!, mas foi no dia 15 que o canal lançou, numa tacada só, seus novos programas, alguns deles no ar até hoje.

Naquela manhã de feriado de Proclamação da República, a emissora entrava no ar às 7h com o jornalístico Brasil TV!. Ancorado por Julio Mosquéra de Brasília, o telejornal tinha a missão de trazer as primeiras informações do dia. Logo em seguida, às 7h30, ia ao ar o infantil Galera da TV, uma série infanto-juvenil protagonizada por Andréa Sorvetão. Na trama, a ex-paquita era uma garçonete que vivia aventuras na lanchonete Bacana Lanches, ao lado de seu amigo Dudu e do alienígena Twiz, além de uma turma de crianças. O infantil tinha grife: era escrito por Ana Muylaert (Castelo Rá-Tim-Bum) e dirigido por Renato Fernandes (Disney Club), e trazia no elenco nomes conhecidos de infantis da Cultura, como Norival Rizzo e Pascoal da Conceição. Além da história principal, Galera da TV exibia, também, o quadro com bonecos Zuzubalândia e desenhos animados, como Os Snorks.

Em seguida, às 9h30, entrava no ar a revista feminina A Casa É Sua. Apresentada por Valéria Monteiro, a atração era gravada numa casa de verdade, e trazia informações sobre moda, beleza, saúde e bem-estar, culinária e entrevistas especiais. Em seguida, ao meio-dia, entrava no ar o segundo jornal da emissora, o RTV!, apresentado do Rio de Janeiro por Claudia Barthel e Florestan Fernandes Jr. Segundo a campanha de lançamento, o RTV! tinha a missão de trazer as notícias “na hora em que elas estão acontecendo”.

Logo depois do jornal, às 12h45, estreava a faixa TV Séries, que trazia duas atrações especiais aos saudosos de plantão: as deliciosas Jeannie É um Gênio e A Feiticeira. Em seguida, às 13h45, entrava em cena o programa juvenil Interligado, apresentado pela então desconhecida Fernanda Lima. A atração trazia informações sobre música e cultura pop, clipes, entrevistas e matérias especiais, num jeitão meio MTV de ser. O programa terminava às 15h, quando estreava TV Magia, uma faixa para exibição de filmes vespertina. Na estreia, foi exibido o filme Kramer VS Kramer, um clássico do cinema. Logo depois, às 17h, Galera da TV era novamente exibido. A partir daí, as edições inéditas do infantil eram exibidas sempre às 17h, com reprise no dia seguinte, às 7h30.

Logo depois do Galera da TV, às 19 horas, estreava o TV Fama. Bem diferente da versão atual, o TV Fama era uma revista sobre bastidores, que trazia matérias sobre cultura e entrevistas com celebridades. Mariana Kupfer era a apresentadora. Às 20 horas, estreava o “carro-chefe” da programação de entretenimento da emissora, o diário Superpop. Apresentado por Adriane Galisteu, o programa de auditório tinha uma pegada jovem para concorrer com o H, apresentado por Otaviano Costa no mesmo horário na Band. No programa, Adriane recebia convidados em seu sofá de couro para entrevistas, debates e musicais. Paulo Bonfá participava no programa, fazendo comentários espirituosos.

Às 21h30, estreava o principal telejornal da emissora, o Jornal da TV!. Apresentado por Augusto Xavier e Lílian Fernandes, direto de São Paulo, o noticioso trazia todas as informações do dia. Em seguida, às 22h15, entrava o TV Economia, um jornal sobre economia comandado por Denise Campos de Toledo. Em seguida, às 22h30, estreava o humorístico Te Vi na TV. Exibido toda segunda à noite, com reprise aos sábados, o programa trazia João Kléber fazendo números de stand up, recebendo comediantes e atuando em esquetes, como a “Nuvenzinha do Chacrinha”, uma sátira ao Cassino do Chacrinha. Participavam do programa a banda Karnak, e os humoristas C1 e C2 e Wesley Crespo.

Ao longo da semana, outros programas estrearam, como o Cine Total, uma faixa de filmes exibida de terça a sexta, às 22h30, com apresentação de Rubens Ewald Filho. O crítico de cinema trazia sempre duas opções de filmes, que o público votava e escolhia que filme queria ver. Filmes, aliás, eram muitos no início da RedeTV!, pois eram exibidos também nas noites de sábado, no TV Terror, em sessões triplas interativas nas tardes de domingo, no TV Escolha (apresentado por Fernanda Lima), e no final das noites de domingo, no TV Arte. Além disso, a faixa Série Especial exibia Friends pela primeira vez na TV aberta, nas noites de sábado e tardes de domingo. Naquele domingo seguinte estrearam também o Leitura Dinâmica, que era semanal, e o esportivo Bola na Rede, com Juca Kfoury e Angelita Feijó.

Além desta sacolada de novas estreias, programas variados e muitos nomes conhecidos no elenco, a RedeTV! chamava a atenção, também, pela qualidade de suas vinhetas, todas semelhantes à linguagem visual da TV paga, e também pelo número de atrações interativas que exibia. No entanto, esta primeira grade durou pouco tempo. Logo, a faixa matinal foi abolida e a tarde ficou assim: TV Magia às 13h30, A Casa É Sua às 15h30, Galera da TV às 18h, e Interligado às 19h. A primeira versão do TV Fama foi extinta. Em fevereiro de 2000, nova mudança: Valéria Monteiro deixa o A Casa É Sua (na verdade, ela estava acordada com a emissora que faria apenas os três primeiros meses da atração), que teve sua produção terceirizada e passou a ser apresentado ao vivo por Meire Nogueira, Castrinho e Sonia Abrão. Com o sucesso desta última comandando notícias de celebridades, logo as “fofocas” chegaram a outros programas da grade. Logo, o canal abandonou o slogan “uma opção de qualidade na sua TV” para adotar “a rede de TV que mais cresce”, apostando numa grade mais agressiva e, em muitos momentos, apelativa.

De lá para cá, muita coisa aconteceu com a RedeTV!, que passou por momentos difíceis, mas chegou aos 18 anos, uma vida bem maior do que a da emissora que sucedeu, a Rede Manchete.

Leia também:

Carla Perez lançava seu Canta e Dança Minha Gente há 18 anos

Reveja a chamada anunciando as novidades que a RedeTV! exibiu ao longo de todo o final de semana anterior à sua estreia oficial:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade