Há 18 anos, Ana Maria Braga estreava seu Mais Você na Globo

Publicado em 18/10/2017

No dia 18 de outubro de 1999, estreava na Globo o programa Mais Você. A atração marcou a estreia de Ana Maria Braga na emissora, quando ainda era considerada a “estrela máxima” da Record (alcunha criada por José Luiz Datena, então apresentador do Cidade Alerta). Mais Você passou por várias fases e momentos, tendo um início turbulento, mas as dificuldades foram sendo superadas.

A contratação de Ana Maria Braga pela Globo foi cercada de comentários diversos. Logo que a apresentadora deixou a Record, saíram notícias de que três redes de televisão estavam interessadas no passe da loira. Mas poucos apostavam que a emissora carioca seria uma delas. No entanto, o ano de 1999 foi marcado como o ano em que Marluce Dias da Silva, então a “toda-podersosa” da emissora, iniciava uma estratégia de programação que visava incluir programas de maior apelo popular. Começava, então, um verdadeiro “ataque” à concorrência, e Ana Maria Braga liderava uma lista de novos contratados do canal na qual foram incluídos Serginho Groisman e Jô Soares, do SBT, Luciano Huck, da Band, e Cazé Peçanha, da MTV.

Assim que sua contratação foi confirmada, começaram as especulações sobre o que Ana Maria Braga faria na Globo. Na Record, seu vespertino Note e Anote atravessava toda a tarde diariamente, e Ana Maria ainda comandava uma atração noturna que levava seu nome nas noites de terça-feira. Falou-se, então, que a chegada de Ana implicaria na extinção do Vale a Pena Ver de Novo e Sessão da Tarde, que seriam substituídos por um vespertino semelhante ao Note e Anote. Enquanto isso, Ana Maria passou a bater ponto em vários programas da Globo, como o Planeta Xuxa e o Muvuca, de Regina Casé.

Aos poucos, no entanto, o projeto de Ana Maria Braga foi tomando forma. Mais Você seria uma revista feminina apresentada ao vivo, todas as tardes, com uma hora de duração. Inicialmente, a atração substituiria o Vídeo Show, que passaria a ter edições aos sábados, e encurtaria um pouco o Vale a Pena Ver de Novo. Entretanto, os espectadores pediram para que o programa então comandado por Miguel Falabella não deixasse a programação diária. Sendo assim, a emissora atendeu aos apelos e apenas encurtou o vespertino, que passou a ter apenas 15 minutos de duração.

Exibido entre 13h45 e 14h45, Mais Você entrou no ar como uma espécie de versão compacta do Note e Anote. No programa, Ana Maria Braga surgia acompanhada de seu inseparável Louro José (manipulado por Tom Veiga), e trazia como principal atração o quadro de culinária, no qual recebia um chef convidado para fazer uma receita no ar. O quadro costurava todo o programa, que trazia também a participação de colaboradores. Glória Kalil trazia dicas de etiqueta, enquanto o maquiador Duda Molinos fazia um quadro de beleza. Havia também o psicólogo Leo Fraiman, que comandava o quadro Caixinha de Segredos, no qual espectadores contavam seus conflitos e pediam conselhos. O escritor Carlos Heitor Cony escrevia crônicas diárias, que eram lidas por Ana Maria, dando um toque de classe ao programa. As reportagens eram feitas por Evaristo Costa, Regina de Lemos e Lúcia Soares.

Mais Você estreou muito bem, mas logo foi perdendo fôlego diante da concorrência com Chaves, do SBT. Muitos acusavam a apresentadora de ter perdido sua espontaneidade, sua marca dos tempos de Record. Enquanto isso, notícias de que a emissora estava insatisfeita e que Mais Você sairia logo do ar começaram a pipocar na imprensa especializada. Para piorar, uma lagarta foi vista passeando numa salada preparada no programa, causando mais repercussão negativa. Com tanta pressão, Ana Maria acabou fazendo um desabafo público ao vivo durante uma edição do programa: ela tirou o ponto eletrônico do ouvido, comentou as críticas que vinha recebendo, disse que não sofria pressão da emissora, e sim dela mesma, e ainda confirmou que estava pouco à vontade, sim, mas que isso era um processo natural de estreia, e que ela se comprometeria a melhorar. A franca Ana Maria Braga estava de volta!

No segundo semestre do ano 2000, em razão da propaganda eleitoral, o Mais Você mudou de horário, passando a ser exibido de manhã, das 11h ao meio-dia. A direção da Globo, assim, testava a reação do público diante de um novo horário para a atração. Mas o Mais Você também apresentava dificuldades ali, em razão da concorrência ferrenha com os infantis do horário, o Bom Dia e Cia, do SBT, e o Eliana & Alegria, da Record, que exibia o hit Pokémon na época. A solução, então, foi tirar do ar o Mais Você no fim do ano, prometendo um retorno reformulado poucos meses depois.

E foi isso que aconteceu. Em abril de 2001, o Mais Você voltava ao ar repaginado. Numa reformulação comandada pela diretora de núcleo Marlene Mattos, a atração ganhou um novo cenário e passou a privilegiar a prestação de serviços para os telespectadores. O quadro de culinária, por exemplo, deixou de ocupar o programa todo, ganhando o terço final da atração, e ganhou viés mais informativo, abordando dificuldades cotidianas. Mais Você também ganhava um novo horário, das 8h às 9h30. A ideia era aproveitar a audiência adulta herdada do Bom Dia Brasil e formar uma audiência mais “familiar”, entregando o horário depois para o infantil Bambuluá. Nesta nova fase, Mais Você finalmente decolou: passou a liderar a audiência na maior parte das vezes e se tornou um programa mais harmônico e menos apressado.

Com o passar dos anos, Mais Você foi ganhando reformas pontuais, com o lançamento de novos quadros e atrações. Para ganhar mais fôlego, em 2008, a atração “mudou de casa”: até então apresentado da sede da Globo de São Paulo, o programa passou a ser produzidos nos Estúdios Globo, no Rio de Janeiro. A ideia era aproveitar a estrutura do Projac, além de ficar mais perto do elenco da emissora, que poderia participar mais ativamente da atração. Com a mudança, os cafés da manhã com os artistas tornaram-se mais comuns. No ano seguinte, Mais Você ganhou um “estúdio/casa”, a Casa de Cristal, uma casa cenográfica de vidro no meio da Mata Atlântica inserida no Projac, espaço anteriormente do Sítio do Picapau Amarelo. Já sob o núcleo Boninho, o programa passou a apresentar quadros no estilo de reality e talent shows, como o Superchef, Superchef Celebridades e o Jogo de Panelas.

Atualmente, Mais Você segue sendo exibido ao vivo de segunda a sexta, das 8h50 às 10h10, e conta com entrevistas, games e culinária, com as participações do colunista Bruno Astuto e dos repórteres Nadia Bochi e “Ogro” Jimmy, além de Fabricio Battaglini, Felipe Suhre, entre outros. E, claro, do Louro José. A atração é exibida ao vivo sempre e, na falta de Ana Maria e Louro, conta com apresentadores substitutos, como André Marques, Cissa Guimarães, Patrícia Poeta e Zeca Camargo.

Leia também:

Alta Estação, a “Malhação da Record”, estreava há 11 anos

Veja trecho de estreia do Mais Você:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade