Há 15 anos, chegava ao fim a segunda edição da Casa dos Artistas

Publicado em 19/05/2017

No final de 2001, Silvio Santos surpreendeu os espectadores brasileiros ao lançar, totalmente na surdina, a Casa dos Artistas, primeiro reality show de confinamento do Brasil. Com o tremendo sucesso da edição de estreia, que sagrou a então desconhecida atriz Bárbara Paz vencedora, o SBT tratou de correr para lançar uma segunda temporada, que estreou em fevereiro de 2002 e chegou ao fim há exatos 15 anos, em 19 de maio de 2002.

A segunda edição da Casa dos Artistas não conseguiu repetir o sucesso da edição original, que reuniu nomes como Alexandre Frota, Supla e Mari Alexandre. Na segunda temporada, a Casa dos Artistas já enfrentava a concorrência do Big Brother Brasil. E, assim como SBT praticamente emendou as duas primeiras temporadas do reality, a Globo também produziu duas temporadas seguidas do BBB, e a segunda edição da Casa dos Artistas acabou batendo de frente com as duas!

A Casa dos Artistas 2 reuniu nomes como Ellen Roche, André Gonçalves, Joana Prado, Suzana Alves, Gustavo Mendonça, Ricardo Macchi, Syang, Cynthia Benini, Mariana Kupfer, Mario Velloso, Carola Scarpa, Xis e Lulo Scroback. Mas, ao contrário da primeira edição, em que Alexandre Frota e Núbia Oliver, entre outros, costumavam botar fogo na casa com intrigas e armações, a segunda temporada do reality foi marcada pelo marasmo. O ator Lulo, que havia acabando de sair da novela As Filhas da Mãe, parecia tentar ser uma reedição do Frota, mas foi eliminado na primeira semana. André Gonçalves, na época envolvido em algumas polêmicas, era a aposta de alguns para ser a “pimenta” da casa, mas isso não aconteceu. O ator se apaixonou por Cynthia Benini e os dois viveram um amor intenso na casa (e se casaram após o programa).

Com audiência abaixo do esperado e um elenco que não dizia a que veio, a Casa dos Artistas 2 passou por uma séria intervenção de Silvio Santos, que tomou para si a missão de botar alguma lenha na fogueira. Assim, logo o animador colocou mais participantes na casa, mesmo com o jogo em andamento. A então modelo Analice Nicolau caiu nas graças do “patrão” e entrou em cena, seguida do cantor Rafael Vanucci. Também veio Vítor Belfort, numa tentativa de fazer Joana Prado sair de sua zona de conforto, já que os dois eram ex-namorados na época. Mas eles se reconciliaram na atração e seguem juntos e casados até hoje. Outra aposta do “patrão” foi a socialite Carola Scarpa, que tratou de fazer intriga com tudo e todos, formando um verdadeiro tumulto na casa. A pressão foi tão grande que ela acabou desistindo da competição após pouquíssimo tempo de confinamento.

Sem empolgar, a Casa dos Artistas 2 acabou tendo um desfecho surpreendente, com a vitória de Rafael Vanucci, que não aparecia entre os favoritos. No programa do SBT, os participantes indicavam dois nomes para a votação popular e, depois, Silvio Santos atendia 20 telespectadores, que conversavam ao vivo com o apresentador e votavam em quem queriam que saísse da casa. Na final, haviam muitos participantes na casa ainda, que foram sendo eliminados conforme recebessem cinco votos do público. No fim, sobrou apenas Ellen Roche e Rafael Vanucci. O filho de Vanusa teve como “voto de minerva” uma espectadora, que confessou a Silvio Santos ser fã da cantora. E assim Rafael acabou levando o prêmio máximo do reality do SBT.

Leia também:

Há 13 anos, Regina Volpato estreava em Casos de Família

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade