Há 11 anos, a RedeTV! estreava Donas de Casa Desesperadas

Publicado em 15/08/2018

Em 15 de agosto de 2007, a Rede TV! estreava uma aposta na teledramaturgia. Donas de Casa Desesperadas ocupava as noites de quarta-feira. Era uma versão da série norte-americana Desperate Housewives, cujo título foi uma tradução literal do original.

Marcelo Santiago era o adaptador dos roteiros originais e a direção coube ao cineasta Fábio Barreto. As gravações de Donas de Casa Desesperadas ocorreram nos estúdios Pol-Ka, localizados em Buenos Aires. Várias emissoras latino-americanas fizeram na ocasião uma parceria com a Disney-ABC. A intenção era produzir versões locais da série, de grande sucesso internacional no original.

Rede TV! pode estar preparando novidades na programação

As atrizes principais de Donas de Casa Desesperadas

Sônia Braga
Sônia Braga Divulgação

Chamou atenção a presença de duas atrizes no elenco da série: Sônia Braga e Lucélia Santos. Sônia deu vida à personagem Alice Monteiro, que comete suicídio no episódio-piloto. Ela equivale à Mary Alice Young (Brenda Strong) do original. É ela quem narra, “do além”, as peripécias dos episódios. Alice morreu levando consigo um segredo que envolve o marido Paulo (Paulo Reis) e o filho Renê (Pedro Merlo).

Já Lucélia vivia Suzana Mayer, no original Susan Delfino (Teri Hatcher). Ilustradora de livros infantis, divorciada e com uma filha adolescente, Júlia (Julieta Calvo), ela busca um novo amor. A relação de mãe e filha lembra um pouco outra série, Tal Mãe, Tal Filha (Gilmore Girls), já que por vezes uma troca de lugar em relação à outra.

Bree Van Der Kamp (Marcia Cross) era aqui Elisa Fernandes (Viétia Zangrandi). Aparentemente a vida dela é perfeita, mas não passa de aparência. Perfeccionista e obsessiva, ela tumultua o cotidiano da família. Mas não age por mal.

Gabriela Solis (Franciely Freduzeski) é uma jovem de origem pobre que ascendeu como modelo e ao se casar com Carlos (Alexandre Schumacher). No entanto, não é feliz e acaba se interessando pelo jovem jardineiro, João (Iran Malfitano). No original chama-se Gabrielle e foi interpretada por Eva Longoria.

A voluptuosa Edie Britt (Nicolette Sheridan) surgiu como Vera Marques (Isadora Ribeiro). Corretora de imóveis, ela despertava o ciúme das vizinhas do bairro de Arvoredo. Ao passo que Lígia Marques (Tereza Seiblitz), a equivalente a Lynette Scavo (Felicity Huffman), era uma esposa e mãe que abandonara a carreira e tivera quatro filhos em seis anos.

Outros nomes do elenco de Donas de Casa Desesperadas

Ainda integravam o elenco da série Leon Góes, Douglas Simon, André di Mauro, Vera Gimenez e Deborah Kalume, entre outros. Como os episódios eram produzidos na Argentina, a exemplo da versão dos anos 1990 de Chiquititas, atores daquele país integraram o elenco. É o caso de Alex Benn, Nacho Gadano e Maria Rosa Fugazot, por exemplo.

Reprise de Vale Tudo no Viva traz de volta Paulo Reis: “A chance é de um sucesso enorme, por conta da atualidade”

Altos investimentos e um setor que não se firmou na Rede TV!

A Rede TV! apostou no projeto animada pelos números conquistados pela versão original, que era exibida nas noites de domingo. No entanto, foi produzida apenas uma temporada de Donas de Casa Desesperadas, que contou com 23 episódios. Os investimentos foram da ordem de 5 milhões de dólares. A saber, a audiência girou em torno dos 5 pontos.

Por mais que diversas notícias sobre o assunto venham à tona de tempos em tempos, a Rede TV! segue sem investir em teledramaturgia. Os programas de auditório e o jornalismo seguem como os setores aos quais a emissora se dedica mais. Diversos fatores levam a Rede TV! a se manter sem novelas, ou mesmo séries, em sua grade. Todavia, para a emissora e o próprio mercado de atores, roteiristas e demais profissionais, seria interessante fazer uma força para oferecer esta opção a mais ao público.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade