NOVELA DAS 6

Ditador Solano López e a Guerra no Paraguai: como foi o conflito sangrento que Nos Tempos do Imperador vai mostrar

Presidente paraguaio é interpretado pelo ator Roberto Birindelli

Publicado em 05/11/2021

Quem acompanha Nos Tempos do Imperador, a novela das 18h da Globo, sabe que Solano López (Roberto Birindelli) está prestes a voltar ao Brasil para ameaçar o país e, do mesmo modo, Dom Pedro II (Selton Mello). Na ficção, o ditador paraguaio está em conluio com o vilão da história, Tonico Rocha (Alexandre Nero).

A novela ainda dá a entender que Solano tem sede de vingança de Pedro por não ter conseguido se tornar marido de Isabel (Giulia Gayoso) e essa foi uma das motivações para a Guerra do Paraguai. Segundo relatos de Charles Ames Washburn, embaixador americano no Paraguai, isso realmente ocorreu na história real, apesar de outros estudiosos confrontarem a ideia.

A guerra

Sendo por conta da mão de Isabel ou não, a Guerra do Paraguai, liderada por Lopez, ocorreu mesmo e marcou a história como o maior conflito e o mais sangrento da América do Sul. Ela também foi responsável por reconfigurar o mapa da região. Nesse caso, o Brasil se aliou à Argentina e ao Uruguai, formando a chamada Tríplice Aliança.

Um vídeo produzido pela BBC afirma que o verdadeiro estopim para a guerra teria sido disputa por saídas ao mar e brigas de alianças políticas internas do Uruguai: o partido Branco, este aliado de Solano López, e o Colorado, que recebeu apoio do Brasil.

Nessa briga, Lopez juntou suas tropas, capturou um barco mercante brasileiro e seus aliados conseguiram invadir o Brasil pelo Mato Grosso, estado que era disputado pelo governo de Pedro II e o Paraguai. Não demorou muito para que os soldados argentinos entrassem na história para fortalecer o lado brasileiro.

Grandes potências militares, o Brasil e Argentina saíram na frente. Pouco a pouco, os soldados paraguaios foram sentindo o impacto da força dos rivais e a Guerra, que no início foi bem vista pela população do Paraguai, tornou-se impopular por conta do número assustador de mortes que só crescia.

Solano López (Roberto Birindelli) em Nos Tempos do Imperador, ao lado, ilustração representativa da Guerra do Paraguai (Divulgação Globo)
Solano López Roberto Birindelli em Nos Tempos do Imperador ao lado ilustração representativa da Guerra do Paraguai Divulgação Globo

Solano López sanguinário

Há registros históricos que dizem que Solano López não somente não cessou a os conflitos armados, como também incentivou a sociedade civil (até mesmo crianças) a ingressar nos combates. Em um deles, 3.500 menores paraguaios morreram ao enfrentar soldados brasileiros.

Quando a guerra se encaminhava para seu fim, Solano López passou a ser ‘caçado’ pelas tropas brasileiras lideradas pelo general José Antônio Correia da Câmara até ser capturado e morto. Teria sido a esposa dele, Elisa Lynch (vivida Lana Rhodes na novela), quem cavou a sepultura e enterrou o marido.

A Guerra do Paraguai terminou em 1870 e, de fato, o país que dá nome ao triste evento foi o que mais sofreu com a perda de sua população, estimando-se 280 mil mortes. Frequentemente o termo ‘genocídio‘ é relacionado à atuação de López no conflito. Além disso, teve seu território quase que completamente devastado e parte dele entregue ao Brasil e à Argentina.

O governo brasileiro contabilizou 50 mil mortos e uma expressiva crise financeira, pois foi preciso empréstimos com bancos europeus para financiar armamentos. A partir daí, a monarquia começou a minguar.

Banho de sangue na novela

Os conflitos, que se iniciaram em 1864, serão retratados no folhetim de Thereza Falcão e Alessandro Marson. Por ora, o público pode conferir a rixa entre López e Pedro II, reacendida ainda mais pelo deputado corrupto Tonico.

Porém, de acordo com o próprio Roberto Birindelli, que interpreta o ditador, as cenas que mostrarão em breve os embates entre as tropas militares foram captadas no auge da pandemia. Desse modo, foi necessário muito trabalho das equipes de computação gráfica para dar o tom real às imagens.

Mais informações, curiosidades, sinopse, personagens e o resumo diário e atualizado dos capítulos da novela Nos Tempos do Imperador

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade