Greve faz afiliada da Globo gravar jornal e apresentadora ser xingada por ‘furar’ paralisação

Publicado há um ano
Por Gabriel Vaquer
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Os jornalistas do estado de Alagoas estão em greve durante todo o dia desta terça-feira (25). O protesto é contra a proposta de redução salarial de praticamente todos os veículos, incluindo emissoras de TV. O caso mais emblemático ocorreu na TV Gazeta, afiliada da Globo em Alagoas.

Sem matérias, o Bom Dia Alagoas foi gravado na noite desta segunda (24) com matérias produzidas um mês atrás. Já o ALTV – Primeira Edição teve de usar reportagens de outros estados, como Pernambuco e Mato Grosso.

Continua depois da publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Logo no início da edição, a apresentadora Sofia Sepreny leu um editorial do canal, que afirmava a falta de acordo entre as partes e explicava a edição diferente que o espectador veria naquele dia. Entretanto, mesmo com a greve, Sofia foi uma das poucas jornalistas que foi trabalhar. Ela não é titular do jornal, e foi chamada às pressas para substituir a âncora titular, Thaísa Cavalcante.

Sofia ter apresentado o jornal foi considerado algo grave pelos colegas, que lhe criticaram nas redes sociais. Sofia foi chamada de ‘deslumbrada’ e ‘traidora’. A maioria dos jornalistas realizou protestos nas portas dos veículos desde o período da manhã. Parte do público também a atacou em sua página do Facebook.

Contudo, além de protestos e falta de trabalho, os grevistas recebem apoio de entidades nacionais. A presidente da Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj), Maria José Braga, esteve em Maceió, capital do Estado, vendo de perto todos os eventos.

Todavia, segundo ela, a greve tem fundamento: “A greve preocupa todos nós em razão da gravidade da situação provocada pelos empregadores do Alagoas. A proposta de redução no piso em 40% foi indecorosa”, afirmou. Ela irá continuar na cidade nos próximos dias.

Afiliada da Globo não comenta reportagem

Procurada pelo Observatório da Televisão, a TV Gazeta/Globo ratificou apenas o comunicado lido no ALTV – Primeira Edição. A emissora não quis comentar como conseguiu reportagens de outros estados, nem as acusações contra Sofia. A reportagem também procurou Sofia Sepreny, mas não obteve resposta até o fechamento da nota.

Por fim, vale lembrar que a TV Gazeta, afiliada da Globo desde os anos 1970, é pertencente as Organizações Arnon de Mello, que é de posse do Senador e ex-Presidente da República Fernando Collor de Mello.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregar mais