Polêmica

Globoplay prepara série documental sobre o caso Escola Base

Roteirista do documentário Marielle está envolvida no projeto

Publicado em 03/12/2021

Um dos assuntos mais polêmicos da mídia brasileira nos anos 1990, o caso Escola Base vai virar série no Globoplay. O projeto conta com o envolvimento da jornalista e roteirista Eliane Scardovelli, que já passou pelo Globo Repórter e foi uma das responsáveis por Marielle, documentário sobre Marielle Franco.

De acordo com informações do portal Diário da Região, Eliane esteve ontem (quinta-feira, 2) com sua equipe no Cemitério Municipal de Nova Gramada, cidade localizada a 35 km de São José do Rio Preto, para captar imagens do túmulo de Maria Aparecida Shinada, sócia-proprietária da Escola Base.

Falecida em 2007, ela havia fundado a instituição em sociedade com o marido, Ichushiro Shimada, que também veio a óbito sete anos após a companheira. O filho do casal, Ricardo Shimada, será o responsável por revisitar a história diante da equipe da série documental do Globoplay, ainda sem data de estreia.

A Escola Base virou manchete em todo o Brasil em 1994, quando os donos, o motorista e um casal de pais de alunos da instituição foram acusados de abusar sexualmente de vários estudantes em idade pré-escolar.

O caso teve uma reviravolta quando ficou provado que os réus, linchados pela imprensa até então, eram inocentes de todas as acusações. A midiatização de tamanho mal entendido teve grande impacto sobre a vida de todos os envolvidos e virou objeto de estudos acadêmicos.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade