história

GloboNews resgata entrevistas históricas com os escritores Yuval Harari e Raduan Nassar

Conteúdo comemorativo dos 25 anos da emissora está disponível no Globoplay

Publicado em 28/09/2021

Para celebrar os 25 anos de sua estreia na TV brasileira, a GloboNews reuniu uma seleção de entrevistas emblemáticas que foram realizadas nas últimas duas décadas e meia pelo canal, e que estão sendo disponibilizadas semanalmente no Globoplay.

Desde junho, a plataforma resgata depoimentos marcantes, como os de Bill Gates, Oscar Niemeyer, Dorival Caymmi, José Saramago, Papa Francisco, Jô Soares e do casal Zélia Gattai e Jorge Amado. Nesta semana, é a vez de relembrar os pensamentos de dois escritores mundialmente conhecidos: o israelense Yuval Harari e o brasileiro Raduan Nassar.

Em maio de 2018, o jornalista Silio Boccanera Júnior entrevistou Yuval Harari para o GloboNews Milênio. Historiador, filósofo e autor dos best-sellers Sapiens: Uma Breve História da Humanidade, Homo Deus: Uma Breve História do Amanhã e 21 Lições para o Século 21, que está entre os mais lidos desde 2014, o israelense é recomendado por personalidades como Barack Obama, Bill Gates e Mark Zuckerberg.

Durante o papo de cerca de 30 minutos, Silio Boccanera conversa sobre as ideias do escritor em como olhar o passado para entender o futuro. Além disso, Yuval Harari reflete sobre os impactos que o desenvolvimento constante da tecnologia acarreta na evolução humana. A entrevista entra no Globoplay a partir desta terça (28).

Já na quinta-feira (30), a plataforma disponibiliza para o público o encontro entre o jornalista Pedro Bial e Raduan Nassar, que é autor de obras reconhecidas por força poética e é considerado um dos maiores estilistas da língua portuguesa. Raduan já recebeu o Prêmio Camões em 2016 e, em 2021, ganhou o título de doutor honoris causa da Universidade Federal de São Carlos, de São Paulo.

“O encontro com o Raduan tinha uma pegada mais de mistério, uma cumplicidade implícita de alguma maneira não explicada, e que nem precisava explicar”, afirma Pedro Bial, que lembra com carinho seu trabalho à frente do Espaço Aberto Literatura, na GloboNews. “O programa foi um espaço que se tornou referência para autores e leitores. Esse talvez tenha sido o grande legado que deixamos durante todos aqueles anos”, afirma Bial.

O especial de 25 anos da GloboNews, que é destaque semanalmente no Globoplay, estreou no dia 7 de junho, com a conversa exclusiva entre o jornalista Gerson Camarotti e o Papa Francisco, gravada em 2013, durante visita do pontífice ao Rio de Janeiro. Até o fim de outubro, mês de aniversário do canal, serão resgatadas entrevistas de personalidades que influenciaram gerações e continuam inspirando com seus trabalhos, pensamentos e representatividade, como Dalai Lama, Fernanda Montenegro e Caetano Veloso.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade