jornalismo

GloboNews exibe especial que debate os impactos da COP26 para o planeta

Marcelo Lins, Guga Chacra e André Trigueiro receberão especialistas no assunto

Publicado em 13/11/2021

Neste domingo (14), a GloboNews exibe uma edição especial do GloboNews Internacional e Cidades e Soluções, a partir das 19h30. André Trigueiro se junta a Marcelo Lins, do Rio de Janeiro, e Guga Chacra, de Nova York, para repercutir a COP26.

Desde o dia 31 de outubro, líderes mundiais estão reunidos em Glasgow, na Escócia, para buscarem soluções que possam ajudar o planeta a diminuir as graves consequências causadas pelo efeito estufa em nossa atmosfera. A COP26 terminou na última sexta (12), após duas semanas de evento, mas as negociações sobre o acordo final que cada país deve se comprometer devem prosseguir pelo fim de semana, devido às divergências registradas até o momento.

Assim, a edição conjunta de GloboNews Internacional e Cidades e Soluções vai debater e analisar os principais acontecimentos e discursos ocorridos nos últimos dias na conferência das Nações Unidas. O programa recebe especialistas sobre o tema e ouvir diferentes ideias e pensamentos sobre como as grandes potências mundiais se posicionaram diante de um assunto tão importante e urgente.

Além dos correspondentes Rodrigo Carvalho, de Londres, de Marcelo Ninio, de Pequim, e de Sandra Coutinho, de Nova York, o programa terá ainda a participação da cientista política e consultora de clima e desenvolvimento do Banco Interamericano de Desenvolvimento, Eduarda Zoghbi; do professor do Instituto de Física da Universidade de São Paulo e membro do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas, Paulo Artaxo; do diplomata, ex-ministro da Fazenda e do meio ambiente Rubens Ricupero; e do fotógrafo especialista em registros de desmatamento, questões ambientais e Amazônia, Victor Moriyama.

Com vasta experiência quando o assunto é política internacional, o jornalista Marcelo Lins acredita essa edição especial ajudará o público a entender os avanços e desafios da COP26. “A ideia é juntar a expertise do Cidades e Soluções em questões climáticas e ambientais com o olhar aberto para o mundo do GloboNews Internacional para tentar explicar o que de fato ficou acertado na COP26, sobre medidas práticas para enfrentar algumas das questões mais urgentes do planeta”, comenta Marcelo Lins.

Já o apresentador André Trigueiro, especialista em meio ambiente e assuntos ligados à sustentabilidade, acredita que a conferência ficou abaixo das expectativas da comunidade científica, mas que o programa de domingo será importante para entender e fazer um balanço de como China, Estados Unidos e Brasil terminam sua participação nesse encontro.

“Nós queremos compreender o resultado da COP26, o que aconteceu por lá em termos de novas resoluções, declarações e quais os impactos do que foi anunciado pelos líderes terá efetivamente na mudança do clima para os próximos anos. Além, claro, de como os chineses e americanos, que são efetivamente os maiores poluidores do planeta, terminam sua participação nessa conferência”, reforça Trigueiro.

A edição especial conjunta do GloboNews Internacional e do Cidades e Soluções será ao vivo, neste domingo (14), a partir das 19h30, na GloboNews.

Assuntos relacionados:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade