Automobilismo

Globo transmite Grande Prêmio da Estíria, na Áustria

Pela primeira vez o mesmo circuito recebe duas provas seguidas da categoria

Publicado em 11/07/2020

Neste domingo (12), a Globo exibe o Grande Prêmio da Estíria, a segunda etapa da temporada 2020 da Fórmula 1. A corrida acontece neste fim de semana em Spielberg, uma cidade de apenas cinco mil habitantes, no centro-leste da Áustria.

O Grande Prêmio da Estíria tem esta nomenclatura por conta do estado onde está situado o autódromo, sede também da corrida de abertura do calendário, o GP da Áustria. Será a primeira vez na história da categoria que um circuito recebe duas provas consecutivas. Cleber Machado narra a corrida, com comentários de Felipe Giaffone e Luciano Burti.

A repórter Mariana Becker está na Áustria desde o início dos treinos livres da semana passada e passou por todos os procedimentos de segurança exigidos por causa da pandemia de coronavírus. Foi uma abertura de temporada diferente. Devidos aos cuidados adotados em função da pandemia de coronavírus, as primeiras corridas deste ano acontecem sem a presença de público na arquibancada.

Todos os profissionais que estão trabalhando nas provas vêm sendo submetidos a testes para diagnosticar a doença. Com a experiência de quem circula pelo paddock há tantos anos, Mariana percebeu as mudanças ao longo do primeiro fim de semana.

“O clima de festa que faz parte de um fim de semana da Fórmula 1 não existiu. Não havia ruas enfeitadas, cheias de fãs usando camisetas da equipes, fantasiados de pilotos. Ou barraquinhas de cachorro quente, acampamento, música. Estava tudo muito quieto. Quase como uma pré-temporada”, revela Mariana Becker.

“As medidas de proteção, essenciais para que o evento tenha sucesso, deixaram o paddock também vazio. De oito mil pessoas que fazem parte do evento normalmente, só duas mil estavam lá. A distância social era obrigatória. Tudo ficou mais frio. Apesar disso, acho que a saudade e a vontade de voltar fez com que as pessoas se sentissem mais felizes de se ver”, analisa a repórter.

“Mesmo atrás das máscaras, todos fizeram questão de se cumprimentar. Fiquei surpresa, por exemplo, que mesmo dentro de um ambiente onde os pilotos normalmente ficam mais frios e arredios, por causa da concentração ou do assédio, não houve um que não me cumprimentasse. Teve essa coisa estranha de distanciamento e aproximação ao mesmo tempo”, relata a repórter, que espera uma corrida bem diferente da primeira.

“Acho que vai ter menos abandonos por problemas técnicos do que no domingo passado. Existe previsão de chuva. Além disso, esperamos um Hamilton mordido por ter levado duas punições na primeira corrida”, analisa.

Programação 12/7 – Domingo

10h10 (de Brasília) – Globo e Globoesporte.com
Narração: Cleber Machado
Comentários: Luciano Burti e Felipe Giaffone
Reportagens: Mariana Becker

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade