
Os telespectadores mais atentos perceberam, na tarde desta quinta-feira (17), que a Globo, simplesmente, colocou o logotipo do SBT e creditou o canal em sua tela para mostrar os gols do jogo entre Bolívar e Palmeiras, pela Copa Libertadores.
Veja também:
- Após cavar a própria cova, Hélio cai para trás ao descobrir segredo satânico de Agatha em Terra e Paixão: “Pode parar de mentir”
- Ameaça, sequestro e prisão: Sidney é morto por pessoa mais que inesperada em Terra e Paixão
- Ramiro fracassa em tentativa de assassinato, agoniza no chão e é encontrado por Caio
A partida foi transmitida pela emissora de Silvio Santos na noite de quarta-feira (16). Agora, chama a atenção a ação da equipe do Globo Esporte, de São Paulo, porque a Globo, há muitos anos, evita fazer qualquer tipo de menção a um concorrente.
Colocar o logotipo de uma rival na tela, aparentemente, é altamente não recomendável, ainda mais quando se trata de esportes cujos direitos de transmissão poderiam ser da Globo, mas uma concorrente lhe tomou.

Foi assim, por exemplo, com os Jogos Olímpicos de Londres, em 2012, quando a Record deu um olé na emissora carioca e transmitiu tudo com exclusividade na televisão aberta. A Globo usou imagens cedidas pelo COI (Comitê Olímpico Internacional) para não informar seu telespectador que a Olimpíada estava passando na Record.
A emissora teve a mesma postura com os Jogos Pan-Americanos de Guadalajara, em 2011, também exclusivos da Record em televisão aberta. Por exigência da rede da Barra Funda, emissoras concorrentes devem colocar seu logo, caso queiram exibir momentos da competição.
Curiosamente, essa é uma exigência praticada pela própria Globo, que sempre teve os melhores eventos e, na hora de ceder as imagens para os programas jornalísticos das rivais, exige os créditos e o seu logo destacado. Foi possível ver isso, amplamente, em períodos de Copa do Mundo ou mesmo Copa Libertadores.
Globo Esporte mostra logotipo do SBT (Reprodução) Globo Esporte mostra logotipo do SBT (Reprodução)
Vale lembrar que a principal competição sul-americana foi parar no SBT depois que a Globo rescindiu seu contrato com a Conmebol e tentou renegociar. Magoada, a entidade máxima do futebol no continente optou por dar a chance para outra emissora. Agora, a rede do Jardim Botânico precisa creditar o SBT em sua tela.