GUERRA JUDICIAL

Globo se vinga de Sikêra Jr. e monta dossiê com as mentiras do jornalista

Emissora alega que o âncora do Alerta Nacional está difamando a empresa contra a opinião pública

Publicado em 26/10/2022

A TV Globo decidiu recorrer à Justiça contra o jornalista Sikêra Jr, devido a quantidade de ofensas proferidas pelo âncora do Alerta Nacional contra a emissora carioca e os profissionais que trabalham na empresa. De acordo com o Notícias da TV, a TV Globo chegou a montar um dossiê reunindo todas as calúnias ditas pelo jornalista, exigindo R$ 100 mil de indenização, além de uma retratação ao vivo em seus programas.

No processo, a emissora dos Marinhos alega que, em pelo menos 25 vezes, o âncora da RedeTV! fez declarações incorretas e mentirosas sobre recebimento de publicidade federal por parte da emissora. A TV Globo também afirma que Sikêra Jr. fez afirmações incorretas sobre o fim da concessão pública do canal carioca, com o intuito de fomentar a fúria de parte dos telespectadores contra a empresa.

Em um dos documentos citados no dossiê, a TV Globo enfatiza que em 2019, Sikêra Jr. afirmou que a família Marinho tinha raiva de Jair Bolsonaro (PL), porque ele colocaria fim as verbas altas pagas ao canal pelos governos Lula (PT) e Dilma Rousseff (PT). O jornalista também havia acusado a família Marinho de enriquecer às custas dos governos petistas.

Ainda no processo, a TV Globo também acusa o apresentador da RedeTV! de tentar colocar a opinião pública contra a empresa, com afirmações caluniosas e incorretas, ultrapassando o limite da ética do jornalismo. Para reparar os danos, o canal dos Marinhos exige que uma retratação pública seja feita através de seu programa, além da quantia solicitada na indenização. Já a RedeTV! não foi indexada no processo judicial, por não ser a responsável pela produção dos conteúdos de Sikêra Jr., sendo apenas a sua retransmissora nacional.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade