Globo Repórter mostra o poder transformador do café

Programa acompanha o caminho da plantação até a xícara dos brasileiros

Publicado em 09/09/2021 21:04
Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Uma das grandes paixões nacionais, o café é o tema do Globo Repórter desta sexta-feira (10). Os repórteres Bruna Vieira e Mario Bonella exploram o Brasil para mostrar o longo caminho percorrido pelo café, da plantação até chegar na xícara dos brasileiros, e mostram como ele está transformando vidas.

“Os brasileiros são movidos a café, todo mundo gosta de tomar um cafezinho, mas por trás dessa xícara tem o trabalho imenso de muita gente, feito com muito amor, carinho e dedicação”, adianta a repórter Bruna Vieira. “O diferencial desse programa é mostrar como o café é capaz de mover e transformar a vida de tantos brasileiros”, resume a repórter.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

O consumo de café aumentou durante a pandemia e sua produção gera trabalho, renda e muitas conquistas para os produtores de grãos. Entre as histórias retratadas pelo programa está a da pequena agricultora que ganhou prêmios, reformou a casa e ainda pagou a faculdade do filho graças ao café.

E a história da família Protázio, de cafeicultores, em que todos participam de todas as etapas da produção, da plantação até chegar na xícara. “O café tem dado tudo pra nós, principalmente a união da nossa família. Tudo passa pelas mãos da família”, conta o patriarca, responsável por torrar os grãos.

E é preciso esperar para que tudo saia como planejado. “Mesmo vivendo numa cidade grande, toda vez que tomamos um café, a gente relaxa, desacelera. Parece que aquele tempo da lavoura é transportado e acaba, de certa forma, impactando nossa vida na cidade grande”, conta a repórter Bruna Vieira, que também mostra que entre prédios e avenidas movimentadas de São Paulo existe um dos maiores cafezais urbanos do mundo. O repórter Mario Bonella experimenta ainda a sensação de se tornar cafeicultor por um dia.

“Mostramos no programa como o café é poderoso. Não só para nos ajudar a começar bem o dia, mas como ele mudou a vida de tanta gente. É um programa cheio de emoção, mas que também tem humor, lições de vida e de transformação, além das imagens, que são espetaculares. Acho que muita gente vai ficar com vontade de tomar café à noite também nessa sexta-feira”, brinca Bruna Vieira.

O Globo Repórter vai ao ar na noite de sexta-feira, logo após a novela Império.

Publicidade

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Em Alta

Carregando...

Erro ao carregar conteúdo.

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio

Carregando...

Não foi possível carregar anúncio