paixão nacional

Globo Repórter mostra o poder transformador do café

Programa acompanha o caminho da plantação até a xícara dos brasileiros

Publicado em 09/09/2021

Uma das grandes paixões nacionais, o café é o tema do Globo Repórter desta sexta-feira (10). Os repórteres Bruna Vieira e Mario Bonella exploram o Brasil para mostrar o longo caminho percorrido pelo café, da plantação até chegar na xícara dos brasileiros, e mostram como ele está transformando vidas.

“Os brasileiros são movidos a café, todo mundo gosta de tomar um cafezinho, mas por trás dessa xícara tem o trabalho imenso de muita gente, feito com muito amor, carinho e dedicação”, adianta a repórter Bruna Vieira. “O diferencial desse programa é mostrar como o café é capaz de mover e transformar a vida de tantos brasileiros”, resume a repórter.

O consumo de café aumentou durante a pandemia e sua produção gera trabalho, renda e muitas conquistas para os produtores de grãos. Entre as histórias retratadas pelo programa está a da pequena agricultora que ganhou prêmios, reformou a casa e ainda pagou a faculdade do filho graças ao café.

E a história da família Protázio, de cafeicultores, em que todos participam de todas as etapas da produção, da plantação até chegar na xícara. “O café tem dado tudo pra nós, principalmente a união da nossa família. Tudo passa pelas mãos da família”, conta o patriarca, responsável por torrar os grãos.

E é preciso esperar para que tudo saia como planejado. “Mesmo vivendo numa cidade grande, toda vez que tomamos um café, a gente relaxa, desacelera. Parece que aquele tempo da lavoura é transportado e acaba, de certa forma, impactando nossa vida na cidade grande”, conta a repórter Bruna Vieira, que também mostra que entre prédios e avenidas movimentadas de São Paulo existe um dos maiores cafezais urbanos do mundo. O repórter Mario Bonella experimenta ainda a sensação de se tornar cafeicultor por um dia.

“Mostramos no programa como o café é poderoso. Não só para nos ajudar a começar bem o dia, mas como ele mudou a vida de tanta gente. É um programa cheio de emoção, mas que também tem humor, lições de vida e de transformação, além das imagens, que são espetaculares. Acho que muita gente vai ficar com vontade de tomar café à noite também nessa sexta-feira”, brinca Bruna Vieira.

O Globo Repórter vai ao ar na noite de sexta-feira, logo após a novela Império.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade