Reprise

Globo Repórter mostra as belezas da selva catarinense

Ricardo Von Dorff comanda a reportagem

Publicado em 20/05/2020

Setenta quilômetros percorridos em seis dias de caminhada pelos campos de altitude mais selvagens do Brasil, rumo ao teto da serra catarinense. O Globo Repórter reapresenta nesta sexta-feira (22) o desafio do repórter Ricardo Von Dorff, numa coprodução da Globo com a NSC TV, afiliada de Santa Catarina.

A ideia do programa é mostrar uma Santa Catarina que nem os catarinenses conhecem. Montamos o roteiro com a ajuda de um grupo de alpinistas e de um morador local, isolado a cinco horas de cavalo de tudo. O resultado mistura aventura e saúde”, conta Ricardo.

A serra catarinense é cheia de segredos, como a lenda dos tesouros escondidos no Campo dos Padres. Em meados do século XVIII, padres jesuítas expulsos pela Coroa portuguesa tiveram que abandonar suas missões e traçaram uma rota de fuga. Nos acampamentos pelo caminho, enterravam seus tesouros. Centenas de anos depois, ainda há quem acredite que existe ouro na região.

Riquezas naturais

O Globo Repórter também atravessa a cavalo a região de Coxilha Rica, que, apesar de ser extensa como o município do Rio de Janeiro, tem apenas 400 moradores.

Outro segredo da região é o mel de melato, que não vem das flores, mas da bracatinga, e é mais conhecido na Alemanha do que no Brasil. Escuro, menos açucarado e difícil de cristalizar, o melato é usado em estudos sobre a prevenção do envelhecimento. Já a goiaba serrana, rica em vitamina C e com baixo teor calórico, é apontada pelo Ministério do Meio Ambiente como uma das frutas do futuro.

Ela é rica em sais minerais, potássio, cálcio, magnésio, iodo e vitamina D. Estudos apontam suas propriedades antidepressivas, antioxidantes e anti-inflamatórias. É perfumada e azedinha”, explica Ricardo Von Dorff.

O Globo Repórter vai ao ar na noite de sexta-feira, dia 22, logo após a novela Fina Estampa.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade