natureza

Globo Repórter desbrava os manguezais brasileiros

Repórteres encaram trilhas do Amapá até Santa Catarina

Publicado em 17/08/2021

Nesta sexta-feira (20), o Globo Repórter embarca em um desafio diferente: desbravar os manguezais brasileiros entre o mar, os rios e a terra firme. Do Amapá até Santa Catarina, os repórteres Bette Lucchese, Fabiano Villela, Beatriz Castro e Janaina Lepri pisam em lama e encaram trilhas tortuosas para entender de que maneira todo esse ambiente pode interferir no avanço das mudanças climáticas no Brasil e no mundo.

No Rio de Janeiro, Bette Lucchese vai até uma reserva biológica que, apesar de toda a poluição e o esgoto sem tratamento, resiste no meio da cidade. A equipe acompanha pesquisadores em busca do misterioso peixe das nuvens e de espécies importantes para o controle da população de mosquitos que transmitem doenças como a dengue.

“Pisar e afundar na lama, sentir a energia dessas florestas foram marcantes. Me emocionou muito entrevistar pesquisadores, como o biólogo Mario Moscatelli, que dão tudo de si para impedir a destruição de algo tão precioso. Acho que muita gente vai se surpreender com os manguezais do Brasil. Vamos ajudar a desmistificá-lo, mostrando a força e a beleza desse ecossistema”, revela a repórter, que também conhece uma floresta às margens da Baia de Guanabara que está sendo replantada e cuidada há oito anos.

No litoral sul de São Paulo, a repórter Janaina Lepri enfrenta o tempo das marés para ver de perto os botos e as aves que voam por lá, como o guará-vermelho.

“O mais marcante foi descobrir a quantidade de vida que existe nos manguezais. Esse bioma fronteiriço entre terra e mar, quando preservado, equilibra toda a fauna da floresta alagada. Foi incrível ver os botos a todo momento pescando no estuário de Cananéia e a variedade de espécies de pássaros. Em especial, o guará-vermelho, uma joia do manguezal”, diz Janaina.

Também no Globo Repórter desta semana, Beatriz Castro explora Recife, cidade que cresceu sobre manguezais, e, em Alagoas, repórter e equipe são guiadas pelo peixe-boi, que mostra que é ali o berçário de grandes e pequenos animais. Já Fabiano Villela vai para a Amazônia para percorrer um importante trecho da maior faixa contínua de manguezal do mundo.

O Globo Repórter vai ao ar na noite de sexta-feira (20), logo após a novela Império. A GloboNews exibe o programa da semana aos sábados, às 21h, e aos domingos, às 17h.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade