criatividade

Globo Repórter aborda as novas maneiras de comprar e vender na pandemia

Programa aborda a reinvenção de compradores e vendedores no isolamento

Publicado em 03/12/2020

Nesta sexta-feira (4), o Globo Repórter mostra como o comércio se reinventou durante este período de pandemia. A repórter Isabela Assumpção mostra histórias de criatividade e empenho para que os comerciantes encontrassem novas formas de vender. O programa, comandado por Gloria Maria e Sandra Annenberg, vai ao ar após A Força do Querer, na Globo.

A atração mostra o condomínio que virou shopping, a padaria digital, a confeccionista que vai até os clientes e as compras de feira e mercado feitas por mensagem de celular. “A pandemia mudou nossa vida. O medo e a incerteza atingiram em cheio o nosso dia a dia. Mas histórias incríveis também aconteceram e as pessoas souberam fazer desses tempos difíceis um momento de força, superação e otimismo. Vale a pena conhecer essa gente que resistiu com garra”, diz a repórter Isabela Assumpção.

No prédio que virou shopping, um grupo de mensagens pelo celular é o lugar mais indicado para oferecer e adquirir produtos e serviços. Refeições, aperitivos, sobremesas, doces, roupas e máscaras estão entre as ofertas. Uma pesquisa inédita feita pelo Instituto Locomotiva aponta que, durante a pandemia, a compra e venda entre vizinhos disparou: 53% das pessoas receberam oferta de produto ou serviço de quem mora no seu entorno e 32% fecharam negócio. O pequeno comércio de bairro teve crescimento de 69%.

Com o cancelamento dos casamentos, uma costureira especializada em roupas de noivas e madrinhas passou a fazer pijamas para os vizinhos. Já a dona de uma pequena loja de presentes abriu na internet grupos de incentivo aos pequenos comerciantes locais. O sucesso foi tão grande que choveram pedidos de outros bairros e ela já criou 23 grupos. Nesse ano atípico, até os shoppings precisaram encontrar soluções para não deixar as crianças decepcionadas e sem a presença do Papai Noel.

A Globo exibe esta edição inédita do Globo Repórter nesta sexta-feira (4), depois de A Força do Querer.

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade