Tóquio

Globo promove “esquenta” dos Jogos Olímpicos com séries jornalísticas

A menos de um mês dos Jogos de Tóquio, jornalismo da TV Globo exibe séries especiais

Publicado em 25/06/2021

Por conta da proximidade do início dos Jogos Olímpicos de Tóquio, o jornalismo da TV Globo vem preparando séries especiais em alusão ao grande evento esportivo. A primeira será neste domingo (27), no Fantástico.

Durante os Jogos de Tóquio, a TV Globo terá mais de 200 horas de transmissões olímpicas, principalmente de provas que envolvam atletas brasileiros e as grandes decisões. Mas como se formam os grandes nomes que entram para a história ao alcançarem o pódio olímpico? É o que mostra “A Construção do Atleta”, do Fantástico.

O primeiro dos quatro episódios mostra aspectos essenciais para o nascimento de um atleta olímpico, como a genética e o ambiente, além de pesquisas que comprovam que os olímpicos vivem mais e têm menos doenças graves que a maioria da população.

Um exemplo é a americana Kerry Walsh, do vôlei de praia, que vai tentar o quarto ouro aos 42 anos; e a brasileira Formiga, dona de duas medalhas no futebol e que, aos 43 anos, se tornará a recordista de participações olímpicas do Brasil.

Em cinco episódios, Caminho das Medalhas estreia segunda-feira (28), no Jornal Hoje, e faz um passeio pelos 101 anos de participação brasileira nos Jogos. O repórter Edgar Alencar mostra as dificuldades dos atletas brasileiros nas primeiras edições do evento; os pioneiros e as primeiras medalhas; o caminho trilhado pelas mulheres para poderem competir; e a importância dos imigrantes no desenvolvimento do judô e da vela, dois dos esportes que mais trouxeram medalhas para o Brasil.

A escolha do Rio como sede olímpica de 2016 e o legado deixado pelo evento para o esporte do país também estão na pauta. “É uma série recheada de boas histórias e grandes personagens do esporte brasileiro. Prato cheio para quem, assim como eu, é um apaixonado pelos Jogos Olímpicos”, diz Edgar Alencar, que conversou com nomes como a saltadora Aída dos Santos, única mulher brasileira a competir nos Jogos de Tóquio-1964; e os medalhistas olímpicos Marcelo Negrão, do vôlei; e Mayra Aguiar, do judô. Na terça-feira (29), mais um episódio de Enciclopíadas, do Hora 1 apresenta as regras e curiosidades do taekwondo.

O último trabalho de Tino Marcos na TV Globo mostra a ligação de modalidades olímpicas com o Brasil e com os brasileiros. Uma viagem para quem é apaixonado por esporte, que começa no dia 5 de julho, no Jornal Nacional. Tino e Kiko Menezes passam por Florianópolis, em Santa Catarina, terra natal do skatista Pedro Barros, seis vezes campeão mundial; pelas praias no Rio de Janeiro, de onde saíram as primeiras campeãs olímpicas da história do esporte brasileiro, e Baia Formosa, no Rio Grande do Norte, residência e local de treinamentos de Ítalo Ferreira, um campeão mundial de surfe.

“Fiquei muito feliz desde o início, quando o Jornal Nacional projetou uma série que mostrasse o ponto de vista dos brasileiros com relação a cada modalidade. Sempre gostei de contar histórias humanas, com bons personagens, trazendo agora também um pouco do que a gente vai ver nos Jogos de Tóquio, a partir de 23 de julho. Muito contente por ver no ar algo tão realizador como meu último trabalho na empresa. Vai ser um momento para curtir e aproveitar”, diz Tino Marcos.

No mesmo dia, o Jornal da Globo inicia a série Sentidos Olímpicos, do repórter Guilherme Roseguini. A visão é o tema do primeiro episódio. Nathalie Moellhausen, da esgrima, e especialistas explicam como atletas reagem a movimentos aparentemente imperceptíveis das armas e acertam seus rivais em milésimos de segundo.

E mais!

Essência dos Jogos Olímpicos, o esporte reina na TV Globo e do SporTV. Na nova série do Esporte Espetacular, que estreia neste domingo (27), Marcos Uchôa traça o perfil de quatro destaques da delegação brasileira que estará em Tóquio.

A primeira personagem de Crônicas do Uchôa é a judoca Mayra Aguiar, que pode se tornar recordista de medalhas olímpicas da modalidade, caso chegue novamente ao pódio – foi bronze em Londres 2012 e no Rio 2016. Ainda no programa, o segundo episódio de Atletas do Meu Brasil homenageia Hortência, um dos maiores nomes do basquete brasileiro; e o Minha Medalha relembra a conquista do bronze de Rosângela Santos no revezamento 4×100 do Brasil nos Jogos de Londres 2012.

A reta final das Liga das Nações, último passo da preparação das seleções de vôlei para Tóquio, é atração do SporTV. Nesta sexta-feira (25), o time feminino encara os Estados Unidos na grande final, às 14h30, com transmissão ao vivo do SporTV2.

No sábado (26), o canal transmite as semifinais masculinas a partir de 6h30, quando o Brasil encara a França. Na sequência, às 10h, Polônia e Eslovênia definem o segundo finalista. A decisão acontece neste domingo, às 10h. Se o Brasil estiver na briga pelo título, a TV Globo também exibe a partida ao vivo.

Em Split, na Croácia, a seleção masculina de basquete joga suas última fichas por uma vaga nos Jogos Olímpicos. Os canais SporTV transmitem ao vivo o Pré-Olímpico que começa na terça-feira, dia 29. O Brasil está no Grupo B, estreia diante da Tunísia, às 15h e encerra a participação na primeira fase no dia seguinte, no mesmo horário, contra a Croácia. Os dois primeiros de cada chave avançam às semifinais, e apenas o campeão carimba o passaporte para Tóquio.

O ge.globo acompanha em tempo real as partidas do Brasil na Liga das Nações e no Pré-Olímpico de basquete. Até domingo, o site também traz todas as informações da etapa de Doha da Copa do Mundo de Ginástica Artística, último teste da seleção brasileira antes dos Jogos.

Assuntos relacionados:

© 2024 Observatório da TV | Powered by Grupo Observatório
Site parceiro UOL
Publicidade